Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 18 de março de 2010

A matéria é grosseira, então, como poderia ela gerar a sutileza do Pensador? De que maneira seria capaz de oferecer à vida a delicadeza de um grande amor? Como conceber a dureza da matéria bruta produzir a ternura dos dedos de Chopim a deslizar sobre os teclados do piano? Não dá para imaginar o portento da genialidade de Beethoven surgindo daquilo que não tem alma.

Reflita, caro amigo, em como acreditar que a harmonia de uma extraordinaria paisagem tal como a Serra Negra, na Alemanha,possa ser oriunda de forças caóticas, ao invés de uma Mente capaz de conceber nuances de cores e traços arrebatadores que fazem vibrar o universo da emoção...!

Pense na alma poética de Tagore ou nos versos magistrais de um Victor Hugo e tente entender a mágica que faça o acaso produzir tais peças da estesia superior. E se for pouco, seremos, então, capazes de conceber as forças cegas materiais fazendo brotar no solo do planeta a heroína do amor, Tereza de Calcutá, ou a verve inspirada de um Divaldo Franco?

E como a ação aleatória dos átomos teria o poder de originar a ternura de um Chico Xavier ou o pacifismo de um Ghandi?

Se olharmos para nós mesmos, almas comuns,não perceberemos que somos capazes de sonhar? e como os sonhos podem ser naturais da conjunção pura e simples das moléculas, brutalmente forçada, em sua "falta de inteligência", a produzir sentimentos arrebatadores, capazes de nos levar a dar a vida por um ideal ou alguem...?

A massa cinzenta não gera o pensamento. É por este "pensada". O cérebro é o veículo da consciência e sem ela seria ele a caneta sem tinta, a roupa sem o ser humano, a inspiração sem o poeta. Seria as notas musicais sem o músico. Simplesmenter, um corpo sem alma, um mundo sem vida.

E, se voce ainda tem dúvidas, recorde seus olhos emlágrimas pelo amor que se foi, o filho que partiu, a saudade que, um dia, lhe fez escravo da melancolia. Isso não é coisa de produção química do cérebro, é a quimica transcendente que ativou o cérebro e desencadeou suas reações.

Olhe o cadáver de um ente querido e diga se voce não sente que algo abandonou o "bolo " de carne, que "aquilo" não é o que voce amou e não poderia justificar sua dor...

O Espírito, pois, rege a matéria e produz a vida. Modula a existência e dá direção a tudo. Somos nós a razão do Universo. Só isso deve nos fazer acreditar nas imensas possibilidades que temos para ser feliz. Infinita essas possibilidades. Ah, infinita, poderosamente infinita, as chances de começarmos a escrever uma nova era para os nossos passos. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário