Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

A DOR DO RIO DE JANEIRO

A tragédia que recai sobre o Estado do Rio de Janeiro fere ao mundo todo. Mas é tambem uma tragédia que atinge Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, etc. A tristeza na face das pessoas que perderam tudo, sobretudo o convívio de pessoas queridas, é um golpe na sensibilidade de todos nós. A força destruidora da natureza( será que ela é mesmo a responsável?) expõe as visceras das necessidades profundas que nossas grandes cidades carregam. De problemas sociais que levam pessoas pobres a buscar espaço em lugares inapropriados, passando pelas classes com mais recursos que constroem em altos de bela paisagem, até a ausencia do poder publico que não planeja nossas urbes e tem outros interesses que não o efetivo bem publico, chegamos aos caminhos para a compreensão de dramas e tragédias como essa dos ultimos dias no Estado que sediará as Olimpiadas de 2016. Claro que todos esses fatores são escândalos que detonam os resgates coletivos, que relacionam pessoas com o passado e suas perspectivas para o futuro melhor como seres imortais que são. Não podemos esquecer, no entanto, a responsabilidade que cabe aos homens na produção dos "escândalos", seja a imprevidencia de alguns, seja a incúria e a indiferença de outros.

Chora o Rio de Janeiro e o Brasil as perdas de vidas e as vidas que quase se desfizeram com o pó de suas casas, levadas pela enxurrada. Nossa sincera solidariedade ao povo carioca, assim como aos paulistas, gaúchos e catarinenses que viveram dramas semelhantes. Não será hora de repensar algumas questões? será que o ufanismo sem substância não deve ser substituído pela consciencia mais ampla que mais vale cuidar melhor do povo com obras estruturadoras do que gastar cerca de 16 bilhões de reais para sediar as olimpiadas que, a despeito de seu valor de integração dos povos e da imagem em termos de pais e da cidade do Rio, será algo de15 dias e tudo volta a ser mais ou menos como antes? Será que esse dinheiro não seria melhor empregado em construção de casas mais seguras a quem precisa, postos médicos melhor equipados, redes de esgoto e drenagem mais eficiente e até na modernização da rede de satélites para monitorar melhor o clima? O que ficou do PAN para a população senão elefantes brancos mal tratados e superfaturados, como constata o TCU?

Não se ofendam os cariocas pelo fato de questionarmos se o melhor para o Rio e o Brasil seja a realização da Copa do Mundo e das Olimpiadas por aqui, com tantas carencias que apresentamos e que propagandas bem elaboradas não resolvem. Talvez toda essa dor que vivemos nesse momento de intensas chuvas nos proporcion refletir melhor sobre o caminho à seguir.

2 comentários:

  1. Fred! que bom este espaço onde podemos trocar ideias novas e comentar as antigas,sei que o livre pensador terá nesta pagina a escuta digna e necessaria. Um abraço fraterno. wilson do nascimento paes. wilson.paes@hotmail.com

    ResponderExcluir