Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

TRAGÉDIA DO RIO DE JANEIRO 2

Agora, o outro lado desse drama doloroso. Mais uma vez explicita- se o potencial maravilhoso para a solidariedade humana nesse trágico acontecimento.Isso vem mostrar os avanços que a humanidade vem alcançando no que diz respeito a sensibilidade, ao humanismo, à fraternidade. Não é apenas no Brasil. Em todo o planeta, ante as catastrofes, mobilizam- se milhares e até milhões de pessoas para minorar o sofrimento de irmãos. Não se conhece o que padece, não se sabe seu nome. Distante milhares de quilometros, se envia ajuda, até financeira. No Rio, diante da dor de centenas de familias, voluntários cavam o solo com as mãos, carros trazem donativos, pessoas anônimas saem de madrugada salvando vidas. É a força do amor pois solidariedade é uma das maneiras com que o amor se manifesta no Universo.

Crianças doam brinquedos e senhoras doentes ganham novas energias para oferecer suas residencias. Vizinhos choram a morte dos companheiros de tragédia. Cessam as divergencias. Imaginem quando isso predominar em momentos sem tragédias...!

São muitos os atos de sincera solidariedade. A alma humana traz em si o germem da angelitude(embora dela ainda estejamos distantes). Olho, encantado, a mobilização de instituições e pessoas batalhando por um mundo melhor, mais igualitário e fraterno. A história já nos ensinou que a indiferença é caminho para a violência e a dor. O modelo egoista de viver faliu(e não poderia ser diferente). Contrária à Lei de Deus, a indiferença abre feridas enormes entre as pessoas e dissemina a sombra nos caminhos das criaturas.A solidariedade, ao contrário, ilumina a noite mais longa e faz manhã no coração dos homens. A escolha nos pertence.E já sabemos qual o modelo que necessitamos seguir.

Um comentário:

  1. Ligamos a televisao, todos os dias, a qualquer hora, e as noticias não são nenhum pouco confortantes. Logo, evitamos ligar a televisão, pois não aguentamos mais tanta "desgraça". Compramos o jornal para nos manter informados do que se passa... "mais desgraça"... Deixamos de comprar jornais, pois as noticias ruins são as que mais prevalecem. Mas deixar de comprar o jornal, nao é o suficiente, pois quando estamos parados no sinal, o vendedor passa ao nosso lado, e as manchetes não escondem o que acontece... "mais desgraça"... Até que esta "desgraça" chega ao Brasil. Quando o ano de 2010 começou ficamos perplexos com a força da natureza, e o tempo vai passando e vemos que estas "desgraças" estão ao nosso lado, todos os dias. Cresci escutando os adultos falando que o Brasil é maravilhoso pois aqui nao tem terremoto e furacões... Hoje, tenho a impressão de que o mundo está passando por uma "limpeza", para resgatar algo e nos preparar para grandes e reais mudanças... Tive recentemente a experiencia de ter uma arma apontada para mim, dentro de minha casa, pois os dois homens acharam que tinham o direto de levar meu carro. Graças a Deus que foi apenas o carro que foi levado, e depois recuperado... Mas o que mais me marcou, foi ver tão perto de mim, um ser humano que poderia levar minha vida, como se isto fosse apenas "ossos do ofício". Quanta "desgraça" vemos todos os dias. Mas, juntamente recebemos em dobro confirmaçoes da presença grandiosa de Deus em nossas vidas, que cuida minuciosamente de tudo...

    ResponderExcluir