Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 18 de maio de 2010

PRECISAMOS

Creio que a consciencia da civilização começa a despertar, embora muito lentamente. É um movimento consistente e não mais retrocederá. Ante as mutações em curso podemos saber o de que precisamos para termos uma sociedade emancipada e madura. Necessitamos, em todos os postos da atividade humana, pessoas que estejam compromissadas com a verdade. De garis à politicos, administradores de nações. Precisamos de seres humanos sóbrios e leais, sinceros e transparentes, equilibrados e pragmáticos no que diz respeito a consciencia dos seus deveres. Sobretudo para os que dirigem coletividades, não devem ser radicais e precisam ter a sensibilidade social e o amor à cultura. Não minta e forje o futuro dos povos com o maior senso de respeito ao próprio passado , realizando no presente com vistas ao futuro.

Precisamos, em nós mesmos, estabelecer esses parâmetros que ansiamos para os outros, afim de que tenhamos a força do exemplo a guiar nossas expectativas. Sei que parece querer demais e um tanto utópico mas se não começarmos quando mudaremos a face do mundo?

A grande duna é formada pelos minúsculos grãos de areia e o assustador oceano se forja a partir das gotículas d'água. Precisamos começar. Mais preparo e menos ideologias equivocadas entre os que administram países. Mais médicos humanos, voltados para o paciente como pessoas do que os que só enxergam a doença, ao invés do doente. Mais artistas voltados à nobreza de sua inspiração e talento ao contrário dos que vulgarizam sentimentos e emoções. Mais exemplo que palavras. Mais querer do que apenas sonhar, mas sonhar, porque sem sonhos não se inicia a realidade. Mais coragem de se emocionar e de dar um abraço acolhedor. Mais coragem de reconhecer o erro pois se assim não for não identificaremos a necessidade de mudar.

Precisamos agir mais ao invés de esperar que o mundo torne-se melhor. Ele não mudará sozinho. Precisa do agente transformador, o ser humano, para alterar a realidade. Os que chegam ao mundo somem-se aos nossos sinceros esforços por uma civilização mais nobre e elevada. É possível. Precisamos crer e mais que isso, precisamos saber, que é possível. Essa é a energia motriz, a força concreta das transformações, a matéria prima do amanhã.

Não estamos sós e precisamos saber disso. Somos a argila do novo tempo. Somos a massa levedada. Somos o vaso sagrado.

Um comentário:

  1. Belíssima mensagem,grande amigo.Que possamos cada vez mais,como nos aconselha ,nosso amado irmão,Bezerra de Menezes,"aperfeiçoar o mundo,nos aperfeiçoando."Que Deus continui a te iluminar,hoje e sempre.Abraços,Joana (Meimei)

    ResponderExcluir