Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

TRANSTORNOS MENTAIS 2

Nossa singela e breve abordagem sobre o tema suscitou comentários à respeito. Nossa irmã Fau falou do sofrimento causado em sua familia por uma situação que envolve um seu familiar. Comprendemos sua dor. Os sofrimentos são muitos, não apenas para a vítima direta bem como para os familiares.

A mente humana é ainda um grande desafio. Não sabemos nem 10% de sua realidade. Quando se retira a idéia do espirito imortal de suas conjeturas, as diversas escolas de tratamento psíquico ficam extremamente limitadas em suas buscas para minorar tais sofrimentos.

Nossa Fau escreveu fazendo indagação quanto ao por que de tal provação em seu familiar e, naturalmente, para toda a família. Essa indagação reforça meu argumento de que o caminho mais eficiente e adequado para cuidar dos transtornos mentais passa pela questão do espirito e, em muitos casos, com sua realidade relacionada com existencias passadas. Claro que só constatar o fato não significa sanar o problema. Mas é uma etapa importante no rumo da recuperação.

Não há provação eterna. E toda ela se fundamenta num paradigma de seu objetivo; Curar o ser, filtrando energias problemáticas localizadas no psiquismo de profundidade, onde dormem- e quase sempre despertam- traumas, remorsos, que estruturam os quadros de dissossiação da personalidade, os surtos psicóticos, as circunstancias relacionadas à compunsões obsessivas, ao transtorno bipolar, etc.

Trabalhar pela harmonização da alma enferma é componente fundamental dentro dos esforços para amenizar crises e, até, se obter a recuperação do paciente. Com certeza, cara Fau, seu querido familiar vai encontrar a saúde definitiva. Espero que seja o mais breve possível. Não há provação para sempre e a imortalidade nos fala dos objetivos sagrados da vida. Ao lado dos tratamentos médicos convencionais, que não devem ser esquecidos pois são de muita valia, o atendimento espiritual em uma instituição séria, dedicada ao conhecimento espirita, creio que será sempre bem vindo objetivando a melhoria daquele que sofre tais tormentos.

Torço por ele, Fau. Peçamos à Deus, em sua misericórdia, que permaneça amparando-o e lhes dando forças para vencer tal peleja. O amanhã, cara amiga, será de felicidade e luz, para ele e todos voces. Confie. Persevere em sua fé. Deus está a postos.

Um comentário:

  1. Fred,obrigada, mais uma vez, pela palavra amiga! Este é um assunto que muito me emociona, e escutar palavras de tanta certeza quanto a cura de meu irmão, é "recarregar" as forças para a batalha e não desistir! Agradeço a Deus a oportunidade de um dia ter lhe conhecido, assim como todos os amigos envolvidos no trabalho e doutrina espírita da Casa do Caminho.

    ResponderExcluir