Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

FORÇA DO PENSAMENTO

Muito já se falou e escreveu sobre a força do pensamento. A ação da mente sobre a matéria em vários níveis de energia ou da matéria em várias dimensões, já foi escrutada por vários pesquisadores ao longo da história. André Luiz, o médico e jornalista do alem popularizado pela psicografia do Chico nos oferece ricas observações sobre o tema em suas obras, refletindo o que seus mentores ensinavam, particularmente nos livros "Nosso Lar", "No Mundo Maior", "Obreiros da Vida Eterna" e "Ação e Reação". O grande Leon Dennis especifica sua força através da abordagem referente às potencias da alma, na sua obra magistral , "O Problema do Ser, do Destino e da Dor". Emmanuel, o lúcido paladino do evangelho que nos legou consistente conteúdo doutrinário através de seu médium, o apóstolo de Uberaba, entregou-nos um grande manancial sobre o tema, no livro: "Pensamento e Vida".

Cada vez mais a ciencia psicossomática se aprofunda na capacidade que tem a mente de adoecer ou gerar saúde na criatura humana. Várias marcas no corpo surgem a partir dos raios mentais irradiados constantemente pela pessoa e ate´mulheres sentem todos os sintomas de gravidez, inclusive, com intumescimento do ventre, face ao desejo forte de gerar um filho mesmo sem haver um feto na sua intimidade.

Nos trabalhos mediúnicos verificamos a força do pensamento sobre as estruturas delicadas do corpo espiritual. Espiritos se comunicam apresentando deformações no perispirito quase inconcebíveis para a compreensão dos que estão na carne e o efeito dos quadros hipnóticos de alma para alma ou de auto sugestão explodem em diversas ocasiões nos trabalhos práticos da enfermagem espiritual.

Observando a nós mesmos, quantas vezes alimentamos pensamentos mórbidos que nos empurram para "baixo", construindo uma atmosfera de tristeza e abatimento, nos inclinando à infelicidade? Quantas vezes não passamos a acreditar que nada vai dar certo e as situações parecem corroborar o triste vaticínio?

A ação contrária tambem é verdadeira. Quando a alma deseja ardentemente, criando uma onda de otimismo, e acredita com determinação, os fatos se moldam nessa direção e nos sentimos felizes e confiantes. O pensamento é a base de todas as expressões da nossa vida. Somos exatamente o que pensamos e a vida irá apresentar as cores que nossa mente delinear. Por isso, os grandes caminhos da iniciação espiritual entre os antigos, como na atualidade, enfatizam a necessidade imperiosa de se aprender a educar a mente, aprendendo a utilizar a energia da vontade.

Os que se dedicam aos estudos das faculdades psíquicas sabem a importância do pensamento no tocante à criação de um clima de sintonia para a atração de forças protetoras de natureza elevada, alem de ser elemento fundamental na expansão da nossa capacidade irradiante em qualquer setor das atividades mediúnicas e existencial.

Aprender a meditar, a ajustar a mente, a controlar os anseios faz parte desse longo, árduo e importantíssimo caminho de ascenção espiritual. Dilatar nosso clima mental de paz e serenidade é de fundamental importância na construção desse ser renovado que anelamos. Acostumar nossa casa mental à prece consubstancia em nós o reino que tanto desejamos e precisamos edificar por dentro.

No auto conhecimento a educação dos pensamentos é elemento revigorante e decisivo. A harmonia não pode existir sem a busca desse apaziguamento mental. Necessitamos desenvolver essa percepção de vida intima fazendo silencio interior, não "gritando" tanto mentalmente como o fazemos. Não foi por acaso que Jesus fez referencia à essa força quando se referiu ao adultério por pensamento pois este, alimentado veementemente pelo pensamento, forma-se ao nosso derredor como força viva e "vivencial". São o que os espiritos chamam de "formas-pensamento", que podem ganhar toda uma conotação de existencia, inclusive, com movimentos, quando, na verdade, são forças profundas da mente que desejou algo tão ardentemente.

Não nos aterrorizemos, no entanto, ante o exposto. Todos estamos aprendendo mais sobre o que somos e quem somos a cada momento. Enfatizemos com ardencia que desejamos tudo de bom, todo o progresso espiritual e vamos edificando a casa renovada na rocha sólida do presente. A evolução do ser é das mais belas epopéias e estamos em ascenção. Vigiai e orai. A palavra sábia do Senhor flameja, bondosa, como bússola aos nossos caminhos. Conseguiremos.

Um comentário:

  1. Muito Obrigada, Frederico!
    Realmente, hoje, eu precisa dessa luz para doutrinar meus pensamentos tão intempestivos.

    Muitíssimo Obrigada!
    Que a sua luz continue a iluminar os caminhos de muitas almas!

    Grande abraço

    ResponderExcluir