Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

MAGNETISMO

Existem forças imponderáveis e ainda desconhecidas pela humanidade no Universo. São forças que o Espirito, ao desenvolver-se, pode utilizar dentro de objetivos elevados e sagrados. Os iniciados da antiguidade já sabiam dessa realidade e, algumas dessas forças, chegavam a dominar. O Espiritismo revela para toda a coletividade, não mais em templos iniciáticos, diversas dessas energias, ensinando ao ser humano o caminho para a construção do reino divino em nós mesmos. O uso do magnetismo é uma dessas revelações.

Estudado por sábios da antiguidade, analisado por Franz Mesmer, médico e pesquisador, o magnetismo humano foi profusamente incorporado pela prática espirita nas instituições que estudam seus postulados. Através da utilização desse potencial, impulsionado pela vontade firme e por sentimentos nobres, o magnetismo pode curar, aliviar, edificar, harmonizar. O conhecimento de que somos constituídos de um corpo de natureza fluídica, energético - o corpo espiritual - favorece a chave para o entendimento de diversos fenômenos vistos até há pouco como miraculosos.

Na história, desde os grandes sábios dos templos védicos à iniciação egípcia; de Moisés à Jesus, alcançando os chamados iluminados e santos das religiões, temos expressões do poder do magnetismo permeando os acontecimentos da humanidade. E não podemos esquecer a inesquecível frase, exarada nos evangelhos: "O que eu faço, podeis fazer e muito mais".

Ora, se podemos fazer o que Ele realizou, por que não alcançamos os êxitos que bem conhecemos nas páginas sagradas?

O conhecimento espiritual da atualidade nos desvenda muitos dos aspectos que formam a resposta à pergunta suscitada acima. "Àquele que crê, tudo alcançará"! "O amor cobre a multidão de pecado"! "Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: retira-te daí e ela baterá em retirada"!

Todos sabem que devemos entender a chama por trás dessas frases lapidares do Mestre. Mas o que devemos não perder de vista é que a energia poderosa de quem crê movimenta forças sutis e profundas e que, regidas pelo Amor, essas energias são capazes de realizar prodígios. A ação da vontade, expandindo até mesmo nosso corpo espiritual, argamassada pelos mais belos sentimentos de fraternidade, é capaz de nos levar a alcançar sucesso na atividade de socorrer vidas, aliviar dores. E nisso, não se pode esquecer a humildade, bastião e fortaleza a proteger as próprias forças.

A prece, a oração sentida, é uma forma de utilização de forças magnéticas, estreitando energias "de baixo para cima", ligando céu e Terra. Como não entender o que pode, por exemplo, o coração de uma mãe conseguir no apoio ao filhinho que sofre, com sua vontade e amor movidas na intensão de curar seu coração querido? O que atrapalha é a natural inquietação e insegurança que envolve as pessoas ante a enfermidade de um ente amado.

Os recursos do passe magnético, tão em uso nas casas espiritistas, é benção consoladora para milhões de criaturas que se socorre dessa prática. Sugerimos aos nossos leitores que procurem obras que tratam do tema pois o aprendizado favorece a conquista de maior cota de luz e sabedoria. Com uma observação que considero fundamental, encerro essa rápida abordagem do tema: quanto mais reforma íntima, quanto mais nos corrigimos, tornando-nos criaturas melhores, seres humanos mais gentis e generosos, mais as energias que exalamos ou venhamos a manipular, terá expressão de pureza e poder, realizando o que os que não conhecem essa realidade chamam de prodígios. Esse texto deve ser lido como uma continuação do anterior sobre o sal da Terra.

P. S. - Na conta das dificuldade para a obtenção de curas devemos levar em conta, tambem, o problema cármico do paciente atendido, que pode necessitar da doença para ter a cura efetiva no futuro, além, claro, do merecimento adquirido pelo que se apresenta enfermo.

Um comentário:

  1. Qual literatura poderia aprofundar conhecimentos em Psicometrioa?

    Luiz gustavo

    ResponderExcluir