Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

FIBROMIALGIA - A ALMA SE PUNE

A fibromialgia, enfermidade que causa dor difusa e atinge cerca de 3% das mulheres e menos de 1% dos homens, segundo levantamentos da ciencia médica, é uma sídrome dolorosa sem um quadro inflamatório, que não causa deformidades e nem comprometimento das articulações. Envolve músculos, tendões e ligações. Por ser difusa a dor, ou seja, podendo apresentar-se em qualquer parte do corpo, caracteriza a dificuldade de precisar a origem do problema. Até hoje não se achou. Face a essas características, essa é uma das síndromes que melhor contrubui para abrir canais de análise da influencia da alma sobre essa experiencia dolorosa.

Onde estaria o fulcro original desse mal? Porque algumas pessoas apresentam propenção à fibromialgia?

Alguns casos de regressão de memória por hipnose tem apresentado uma luz para o entendimento dos casos. Recordamos que, cada vez mais, a ciencia vem associando um número maior de enfermidades ao estado interior da pessoa. Falta ainda a essa mesma ciencia colocar a chave da reencarnação para compreender, efetivamente, a participação do espirito nas circunstâncias patológicas.

Allan Kardec, no livro a Gênese, coloca que o espirito enraiza-se no corpo qual a raiz da planta no solo. Ele está ligado célula à célula ao seu organismo físico, isto no processo da reencarnação. Ora, não seria a dor da alma a explicar certas enfermidades da natureza da fibromialgia? Nos casos a que fiz referencia de hipnose, a culpa apresentava-se na intimidade do psiquismo face aos deslizes cometidos. Num dos casos, o paciente se reportou à graves delitos cometidos, e conclui dizendo: "só me resta a dor..."

A rigidez da alma, o perfeccionismo de algumas pessoas, pode responder por casos de dor difusa. O medo de errar ou não aceitação da posibilidade de erro pode estar espelhando dramas de consciencia, sentimentos de culpa que encontram-se nos porões da alma. O quadro da fibromialgia tambem se associa com a depressão e apresenta-se, assim como esta, em níveis diversos, desde sintomas superficiais até situações mais graves porque profundas.

Vale estudar a alma para que se entenda a multiplicidade das enfermidades que cada vez mais assoma na realidade humana. E vejam como as doenças vão deixando a área do físico para cada vez mais apresentar-se como enfermidades psíquicas. Antes eram sarampos, coqueluches, varíola, agora, depressão, síndromes diversas com reflexos no corpo e até cânceres começam a ser estudados na ótica dos estados emocionais da criatura.

No jornal Folha Espirita deste mes há uma importante entrevista com o médico espirita Henrique Rubim de Carvalho sobre fibromialgia, de onde tirei a inspiração para o tema e a citação dos casos aqui referidos. Vale a pena ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário