Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ESTAR ABERTO

O ser humano se desenvolve através de múltiplas experiencias que se somam, agregando valores e organizando a mente para ter maior amplitude de percepção. A conquista de valores e de conhecimentos se dá pelas vertentes do que se lê e do que se vivencia. A diversidade da vida invade a criatura num caleidoscópio de informações. Neste mister, paradigmas são rompidos e estruturas do saber são alteradas. O que era dado como certo pode ser abalado pelas novas e mais seguras informações.

Tudo o que ameaça romper nosso quadro de segurança nos inquieta e, a princípio, tendemos a rejeitar. Eis porque convicções são defendidas quase de maneira enlouquecida, sobretudo as que se relacionam à crença. Temos receio da mudança pois, em geral, ela nos tira da situação confortável de achar que já se sabe tudo à respeito. Creio que uma das mais expressivas posições de Deus para conosco é o que se configura na Lei de Evolução. A medida que saímos da fase da infância espirital, novos alicerces da convicção se estabelecem, novos modelos de idéias à respeito da vida coroam as buscas da inteligência humana. Desafios aparecem para questionar a fé estabelecida e impulsionar o ser humano a encontrar mais amplas combinações do entendimento à respeito de si mesmo e da Criação.

Mas, como encarar mudanças com receio destas?

Estar aberto a novas possibilidades é fundamental para entender que a primeira palavra fora dada e jamais a última. Essa máxima encontrada no espiritismo considero das mais felizes quanto a estes tempos de acelerado avanço das ciencias e das conquistas da razão.E a fé dos tempos atuais precisa estar preparada para encarar a razão face à face. Ninguem pode crescer por dentro sem avançar sobre o que se é, sobre o que acredita.

Muitas novas informações estão brotando sobre quem é o ser humano, tambem no tocante à sua transcendencia, fora do movimento espiritista. Isto faz sentido face à universalidade dos ensinamentos e estes não serão privilégios de iluminados mas, sim, algo aberto à humanidade como um todo. Podemos dizer, então, que há o movimento das informações espiritistas e o movimento dos espiritas. E esperamos que este segundo possa estar de acordo com o primeiro. O que isso significa? bom, como um movimento de seres humanos, refletirá as limitações e as dificuldades inerentes as limitações e deficiencias das mentes mais abertas ou fechadas, mais maduras ou imaturas.

A arrogância de se achar dono da verdade absoluta sempre atrapalhou o avanço espiritual da humanidade. A cristalização de idéias e a não percepção que somos seres inconclusos, longe dos estágios mais elevados da evolução, paralisa e pode criar as mesmas viciações nos movimentõs religiosos de hoje quanto ocorreu no passado da civilização. Kardec, por exemplo, teve muito cuidado com esta questão e enfatizou o fato de que precisamos acompanhar, por exemplo, o avanço das ciencias, firmando-se em sua base estrutural mas consciente que o futuro traria novas idéias, nova cota de contribuição para o entendimento da imortalidade e da presença de Deus nos universos.

Não temos que temer mudanças. Os que se encontram convictos de suas crenças, edificdas em bases sólidas podem encontrar novos angulos de apoio à própria fé, estando aberto para enriquecer o patrimônio da inteligência e dos sentimentos, no rumo do infinito.

Um comentário:

  1. Prezado Fred,

    Quando você fala em dificuldades e limitações, faz lembrar nossa dificuldade de encarar nossos deslizes, geralmente procuramos os extremos, ou deixamos tudo de lado e continuamos "deslizando", ou alimentamos uma culpa destruidora de qualquer reação, de uma ou de outra forma, entramos num "ostracismo" que nos levará a um estado de melancólia extrema, fazendo-nos perder oportunidades des recomeçar, esquecer que: "Cair é do homem e erquer-se e de Deus".
    Acredito que devemos encarar nossa responsabilidade , entender nossos limites e recomecar, sair da zona de conforto, MUDAR.


    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir