Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

EXISTINDO

Será que a maioria de nós apenas vive mas não existe? Parece estranha a abordagem mas viver pode ser um ato mecânico, ou seja, já se está mergulhado na vida mas existir é algo mais. Pensar por si mesmo, encontrar razões para estar na vida, compreender a existencia e detectar valores mais profundos que aqueles alimentados por grande parcela da humanidade.

Existir me parece a proatividade da criatura, o domar-se e amadurecer. É a ação, a movimentação da criatura tornando-se senhora da vida, enriquecendo-a com as escolhas mais positivas, mais construtivas. Ontem, na Instituição a qual estou vinculado, a Casa do Caminho, aqui em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, nossa amiga Rosemere Kiss fez uma excelente palestra sobre esse tema, o que me inspirou a postá-lo. Maravilhosa a abordagem que ela fez. Deixou-nos vasto conteúdo sobre nossas escolhas e como encaramos os obstáculos. Citou o grande Carlos Drummond e mostrou que a pedra estava no caminho...não estava mais.

Bom, que possamos valorizar nosso existir com todo o bem que possamos viver e espalhar. Iremos, então, descobrir a grandeza da vida e do existir.

3 comentários:

  1. Muito Poético, Fred!

    É muito comum mesmo ver pessoas "passeando pela vida". Ouvi esse termo de uma grande amiga minha de Lavras. Achei interessante. Ela fez referência as pessoas que perdiam seu tempo em bares e boates, bebendo e usando drogas. É triste mesmo ver muitas pessoas apenas vivendo, gastando seu tempo reencarnatório com o nada. Continuam caindo séculos e mais séculos nos mesmos erros. Não precisamos ir muito longe para ver isso. Dendro de nossas próprias casas, de nossos familiares, vivem em plena guerra. Guerra que vai de ofensas até mesmo a agressão física. É muito triste...
    Quando digo isso, fico imaginando o que nossos amigos iluminados dizem de todos nós que somos ainda muito imperfeitos e erramos todos os dias. Devem olhar para nós e dizer: "Lá vai você de novo errar" hehe... brincadeira.

    abração

    ResponderExcluir
  2. Realmente a cada dia que se passa nós vemos diante de nossos olhos famílias se dilacerando, útilizando de artefatos não justos e verdadeiros para denegrir a imagem uns dos outros, isso realmente e infelizmente acontece pois as pessoas vivem em uma disputa continua de poder e dinheiro, querendo ser e ter mais que os outros, muitas vezes essas pessoas só se preocupam com as aparências e com o que as pessoas de fora de sua familia pensam sobre elas, existe de fato pessoas que na rua dizem serem caridosas, justas, sensatas e boas, mais dentro de suas casas e para com suas respectivas famílas são omissas, esnobes, indiferentes, ou seja é necessário que exista em todos nós a preocupação e o cuidado de sermos bons, justos e caridosos em todos os locais e para todos, indiferente de estarmos ou não sendo observados pelos nossos visinhos, chefes, ou quem quer que seja....isso é devemos segir seu exemplo!
    beijos e saúdades meu bom tio Fred.

    ResponderExcluir
  3. CARO AMIGO FRED...
    A PALESTRA DE ROSEMERE KISS COMO SEMPRE FOI EXCELENTE.
    MAS, GOSTARIA DEIXAR REGISTRADO UM MOMENTO MARAVILHOSO NAQUELA NOITE. UMA PESSOA ME CHAMOU ATENÇAO, MARIA, DESDE O MOMENTO QUE PARABENIZOU VC PELO SEU ANIVERSARIO. FICAMOS IMPRESSIONADOS, EMOCIONADOS E MARAVILHADOS QDO ELA ACOMPANHAVA E CANTAVA "NOITES TRAIÇOEIRAS" A FORÇA COM QUE MARIA CANTAVA ERA IMPRESSIONANTE, TANTA LUZ, CONFIANÇA, FE, UMA ENERGIA CONTAGIANTE SAIA DELA QUE NAO ME CONTIVE. QDO OUÇO ESSA MUSICA AGORA SO VEM MARIA NA MENTE, OS GESTOS QUE ELA FAZIA DE UMA CONFIANÇA....FRED TRANSMITA A MARIA MEUS CINSEROS VOTOS DE MUITA LUZ NA SUA CAMINHADA. UM FORTE ABRAÇO. QDO EU FOR A CASA DO CAMINHO DAREI ESSE ABRAÇO PESSOALMENTE EM MARIA. ESPERO TER ESSA OPORTUNIDADE NOVAMENTE.
    FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir