Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PEREGRINA MARIA

A amiga Joice, que esteve semana passada em nossa instituição, a Casa do Caminho, aqui no Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, ficou impressionada com uma das nossas assistidas: Maria. Simplesmente Maria. Alma peregrina. Grande Maria.

Maria tem limitações mentais. Vive andando toda a cidade catando lixo para vender nos centros de reciclagem. Em toda a prte a encontramos, queimada pelo sol. Onde me encontra, pergunta pelo Centro. Vai a todas as religiões onde é bem quista e recebe ajuda. Trabalha incansável pois auxilia um irmão doente que mora com ela. Ele e ela. E Maria se desdobra, abnegada, para ser útil ao irmão mais enfermo que ela. Grande Maria.

Quando tem apresentações artísticas na Casa do Caminho, ela canta as músicas com alma, com vida, com verdade. E se a música for "Noites Traiçoeiras", então, ela arrebenta pulmões e coração. Grande Maria.

Já a encontrei perturbada nas ruas, com vários estudantes a chamando de louca e ela correndo atrás deles com pedras para aitingí-los, ela quase chorando. Abracei-a e pedi que se acalmasse. Ela olhou para mim, ficou mais tranquila e, como sempre, perguntou pelo Centro e qual o meu nome. Lembra de mim mas sempre esquece o meu nome. Grande Maria.

Pois é, amiga Joice, essa é nossa Maria. Quem é esse espirito? Por que peregrina pelas ruas, olhando as latas de lixo e sorrindo como criança, escorraçada pela garotada e frequentando os templos da cidade? Só Deus o sabe. Mas esta é nossa grande Maria...

2 comentários:

  1. AGORA VC ME EMOCIONOU MAIS AINDA...OLHA SOU MUITO EMOTIVA E CHORONA.
    É, SÓ NOS RESTA ORAR POR ESSES IRMAOS QUE PERTUMBAM PESSOAS COMO MARIA, É UMA PENA. POIS É, MARIA É UM ENCANTO.
    FICA COM DEUS.
    LOGO ABRAÇAREI MARIA.
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que a Maria vive andando toda a cidade catando lixo para vender nos centros de reciclagem, nem que tinha um irmão mais enfermo que ela...
    Meu carinho e respeito por ela aumentaram mais ainda!
    Vamos ajudar Maria!

    ResponderExcluir