Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

NA CONSTRUÇÃO DO OTIMISMO

O pessimismo é de uma letalidade que não se sente, de imediato. Mata a esperança e esta ausencia vai vitimando a criatura paulatinamente. Perde-se a visão do horizonte e tudo se estreita à vista do ser. A dificuldade de lidarmos com as emoções é alimentada pela não construção do otimismo em nossas vidas e essa infeliz situação é responsável por uma série de tormentas que assediam o ser humano.

O otimismo a que me refiro não é aquele que nasce de uma posição alienante da vida, de fuga ou escapismo no tocante a realidade. Refiro-me ao otimismo que nasce da compreensão precisa do mundo e das leis soberanas que regem todo os universos. É a convicção profunda da presença de Deus governando todas as expressões da vida, uma fé raciocinada, lógica, que nos faz entender a inteligencia por trás dos acontecimentos. E ganha mais consistencia esse otimismo quando levamos em consideração o ser imortal que somos, com todos os valores próprios que caracterizam essa natureza espiritual do ser humano.

Há motivos, então, para se ter otimismo mesmo ante um aluvião de problemas que parecem conspirar contra nós? sim, essa é a resposta baseada em fatos, logicidade e inteligencia. O conhecimento espiritual nunca foi tão fundamental para vida em nossa civilização como na atualidade. E sem a reencarnação que dá lógica às nossas experiencias no mundo e nos aponta o amanhã cheio de luz e felicidade não há como encontrar inteligencia na vida. Passamos a compreender a finalidade de tudo o que vivenciamos , a caminho de níveis mais elevados de consciencia. A sombra é resultante do nível que, até então, resolvemos viver. A partir do instante em que optamos pelos caminhos da alma, ampliamos nossa consciencia e as potencias de que somos constituídos irradiam-se, projetando o ser para círculos cada vez mais elevados, para esferas de experiencias cada vez mais sublimes, para ambientes mais luminosos e felizes.

Esses são fatores que desevolvem um otimismo real, vigoroso, embasado, pleno de confiança na divina paternidade. Este estado construtivo desencadeia um potente círculo virtuoso, predispondo a criatura para os gestos de confiança e grandeza interior, maior disposição para a vida, edificando um magnífico bom ânimo. Isso tudo nos predispõe à vitória sobre nós mesmos, avançando para uma relação sempre mais confiante e íntima para com a vida, para com o próximo e para com Deus. Há mais intensidade em nossas atitudes, maior poder de liderança e determinação em quem constrói essa realidade otimista em cima dos valores transcendentes e racionais.

Sim, há múltiplas razões para sermos otimistas. O objetivo da vida é nossa felicidade, num desenvolvimento constante do ser. Tudo passa. Todas s dores, sofrimentos, desafios, problemas....tudo passa. Só a alma permanece. Só o Espirito e a conquista da felicidade são para sempre.

Um comentário:

  1. Aqui em Campina Grande, nós que já fomos apresentados a esse maravilhoso Blog, quando chegamos em nossos lares depois das nossas lidas diárias temos neste Blog um manancial de amor e de lindas orientações. É maravilhoso poder beber nesta fonte.

    ResponderExcluir