Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

RESTAURAÇÃO

Saudades? pois é, ontem não deu para postar. Ficou faltando um pedaço de mim. A interação com voces parece que já virou tatuagem....rsrrsrsrs....

Ontem, no atendimento fraterno que realizamos na Instituição à qual estou ligado, recebi algumas pessoas que, conforme afirmaram, sempre ficam um tanto entristecidas nesta época do ano. Muitos ficam felizes e acham a época mais bela do ano mas outros tantos tem uma relação difícil e até problemática com o final de ano. As causas são diversas: há os que sofrem por núcleos de remorso na consciencia, guardando um sentimento agudo de que deveriam e poderiam ter feito diferente ; outros sentem que não fizeram o programado e desenvolvem uma sensação de inoperância e fracasso; outros mais estão ressentidos pelas dores e provas atravessadas durante o ano que finda, etc. Independente das causas, nos empenhamos para tentar reverter esse doloroso processo nesses corações, buscando infundir-lhes o objetivo sagrada da vida que é o aprendizado, a nossa restauração interior. Alguns se apresentam receptivos, outros, nem tanto.

Me indagam a respeito desse conceito de restauração. Claro que sem a idéia da reencarnação o conceito perde qualquer sentido pois se Deus houvesse nos criado no momento do corpo teríamos que restaurar o que?! tento lhes falar da lógica da idéia. Restaurar é refazer o que, com o nosso livre arbítrio mal utilizado, deformamos. Essas deformidades, essas distorções que desencadeamos no nosso relacionamento para com a Grande Lei, ante a lógica reencarnacionista, são os elementos responsáveis pela infelicidade. Esses elementos impregnam o subconsciente de áreas de inquietação, setores de conflitos que a criatura não sabe precisar no campo do consciente. Aí entra a necessidade da restauração pelos mecanismos da reeducação. Mesmo que não identifiquemos as causas exatas de nossas angústias podemos mudar nossa posição mental, reajustar as emoções, equilibrar os sentimentos e modificar atitudes para que estejam mais condizente com o bem, supremo mecanismo de auto harmonização.

É importante sabermos que a luta sempre é muito árdua quanto a esta restauração em função do automatismo que desenvolvemos por séculos de desajuste. Substituir os maus hábitos por outros opostos a estes é uma das funções do processo reeducativo. Mas tambem é fundamental ter a consciencia de que é perfeitamente possível faze-lo pois esta é a finalidade. A vida nos fornece todo o ferramental para isso, alem do fato que estamos constituídos pelo objetivo mor da Lei que é nosso aperfeiçoamento espiritual.

São muitos os que expõe suas feridas intimas nestes finais de ano. São inúmeros os que aguardam quem lhes possa estender âncoras de segurança e poder de convencimento de que podem se restaurar, refazer os próprios passos e estabelecer caminhos de felicidade e bem estar, na trajetória em direção à plenitude. Tudo isto sem esconder que a decisão pessoal é a chave para que essa resturação se dê. Há muito serviço de fraternidade nestes finais de ano junto à esses amigos machucados na alma. Sirvamos, então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário