Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

EXTREMISMO E DECADENCIA

No excelente livro "Emmanuel", psicografado por Chico Xavier, há uma reflexão muito oportuna do mentor do Chico referente à tendencia agressiva do Ocidente. Abordando a indústria belica altamente avançada nos países ocidentais, a geração de milhares de empregos, tudo para manter a hegemonia e em nome da "paz", Emmanuel deslinda nuances fundamentais para entendermos as transformações de agora. A decadencia dos valores mais profundos da cristandade, como fruto dos desvios da igreja "oficial" perante os poderes temporais do mundo, contribuiu imensamente para a feição belicista ocidental e a não realização da missão de cristianização da civilização. Por outro lado, o afastamento dos valores espirituais tambem teria favorecido o surgimento de doutrinas extremistas tanto no campo político quanto religioso.

Se tivéssemos assimilado a essencia dos postulados da Boa Nova, com certeza, os rumos teriam sido outros. Isso é história e, como tal, passou, deixando amargas lições. São chegados os tempos, porem, em que esses fundamentos colocarão tudo no seu devido lugar e aquilo que poderia ter sido feito de maneira equilibrada e mais leve será realizado com esses contributos de lágrimas e dores acerbas. Serão, no entanto, concretizados os planos do Alto para a ascenção do planeta a uma condição mais elevada no tocante aos aspectos morais. A civilização não será mais a mesma. Os divinos fundamentos substituirão os movimentos belicistas e as ideologias extremistas. O equilibrio, com o devido respeito à vida, será a tônica dos rumos civilizatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário