Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A FORÇA ANÍMICA

Um dos temas mais controversos para muitos admiradores do espiritismo e de doutrinas que adotam o contato com o mundo póstumo, é o animismo. Para muitos neófitos e até alguns experientes, o animismo é um pesadelo. Se parece, em muitos ambientes espiritualistas, com um câncer psíquico. E sempre associado a mistificação e a fraude.

Essa visão radicaliza a questão, equivocando-se ao enxergar o fenômeno produzido pelo próprio médium como sendo a negação da mediunidade ou a uma grave deficiencia de caráter. Para início de abordagem, a mediunidade está associada ao animismo pois, por definição, animismo é aquilo produzido pela alma do médium, diferindo do fenômeno mediúnico no tocante ao fato deste se produzir com a assistência de espiritos independentes do medianeiro. Ora, quando ocorre a autentica comunicação mediúnica, os desencarnados se utilizam dos recursos pertencentes ao médium, tanto os intelectuais quanto os fisiológicos. Ou seja, necessitam da força e dos recursos anímicos de seu instrumento para agirem no mundo físico.

O proceso anímico torna-se incômodo e até desconfortável, quando ele interfere, de maneira negativa, na produção psíquica do medium, ou seja, problemas emocionais, desajustes psicológicos, por exemplo, interferindo na recepção do pensamento do desencarnado, anulando o esforço deste em contactar conosco. A vaidade tambem pode desencadear uma condição anômala na faculdade de um sensitivo, fazendo-o plasmar algo que não corresponda a realidade enquanto ocorre a produção do fenômeno. A fraude, no entanto, está na ação consciente da pessoa em forjar o que não existe. A intenção, assistida por interesses escusos ou menores, produzem o charlatanismo e o engodo. Espero que os sinceros e cheios de boa vontade candidatos à tarefa mediunica alcancem estas nuances e não se inibam no exercício de suas faculdades, temerosos de estarem enganando. Creio que deu para entender que são coisas distintas. O estudo, a sinceridade de propósitos e a prática criteriosa, cheia de sentimentos os mais elevados possíveis, são fatores a assegurar a superação dos obstáculos e a assistencia dos bons espiritos.

2 comentários:

  1. Prezado Fred,

    Perfeitamente, tudo o que você expôs é exatamente o que estudamos antes do trabalho mediunico (intercambio).O controle sobre o nosso "corpo" é de nossa responsabilidade: ponderar o tom de voz, controlar as reações de agressividade, permitindo ao desencarnado se utilizar dos recursos pertencentes ao médium, para dar a comunicação.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. Enfim saber utilizar tal mecanismo é isso mesmo, estudar sempre para que possamos utilizar a favor de uma melhor comunicação. Um abraço

    ResponderExcluir