Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

RESITENCIA À MUDANÇA

É uma característica do ser humano: temos uma resistencia à mudança. Receiamos o novo, o que não dominamos. A acomodação faz parte da nossa experiencia. Isso explica alguns dos aspectos dessa imensa dificuldade que apresentamos para redirecionar a própria vida. E tambem porque aderimos mais facilmente a um ideal na sua exterioridade do que o fazemos por dentro. Será que não passa por essa constatação que fazemos agora, nos tempos atuais, a interpretação daquela passagem da embarcação com os apóstolos em plena tempestade e Jesus, andando sobre as águas, convida Pedro a fazer o mesmo? este, sob estado de "hipnose santa", salta do barco e inicia o maravilhoso passeio sendo despertado , em determinado instante, daquele estado pelas lufadas de vento. Ao despertar fica temeroso e começa afundar. Nesta passagem, não teríamos a representção simbólica de nossa vida limitada, estreita e acomodada naquilo que conhecemos, no ambiente que dominamos? é preciso uma ousadia moral para saltar dessa "embarcação" e enfrentar as tempestades íntimas que caracterizam nossa experiencia emocional. Ter a coragem para encarar os relâmpagos de nossas deficiencias morais e a firmeza de propósitos para suportar os trovões ensurdecedores da consciencia solicitando mudança de rumos.

Essa rejeição à mudança se expressa em todos os quadrantes de nossas vidas. Na área profissional, na vida afetiva e na religiosa, só para ficar nesses exemplos. Daí a dificuldade histórica em aderirmos aos valores que a nossa consciencia identifica como adequados na construção da verdadeira felicidade mas que não conseguimos efetuar como gostaríamos. Junte-se a isso a sedimentação de longos séculos das estruturas equivocadas, deitando raízes profundas em nosso universo pessoal.


A educação da alma é o romper dessas raízes. É o romper, muitas vezes, nossos paradigmas de acomodação, alterando as matrizes das atitudes, modificando os estímulos já macanizados na intimidade, colocando outros fatores, de natureza mais espiritualizada, nos impulsos sutis de nossa mente. E detrminação é condição fundamental para conseguirmos o êxito necessário a esse empreendimento de alta monta para nossa trajetória. O aperfeiçoamento implica em aparar arestas e debastar áreas deformadas, polindo o que se encontra em detritos e obscurecido. Ampliemos nossos horizontes, saltando da barca pequenina na direção dAquele que nos apresentou a infinitude da vida. Sem medo dos ventos e dos relâmpagos.

2 comentários:

  1. Prezado Fred,

    Excelentes colocações!

    Mudar, significa sair do estado inércial em que nos colocamos e isto requer movimento, ação, abandonar a "zona de conforto". Quem muda, tem que mudar algo ou alguma coisa. O medo, a insegurança e as incertezas são grandes adversários que devemos vencer neste período de mudanças.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. Fred, Bom Dia!!! Na verdade essa passagem me faz refletir bastante, porque o novo é importante só que para isso temos que ter fé, seguir os ensinamentos do Mestre atráves da mudança de comportamento, atitude, ação, e por fim o pensamento. Fred, estou lendo O "EVANGELHO DOS HUMILDES" que é bastante esclarecedor estou amando! Um feliz final de semana!! Abraços!! E muita paz para ti !!!!!!!!

    ResponderExcluir