Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 28 de março de 2011

A DENGUE E MATA. E A FALTA DE SANEAMENTO TAMBEM

O governo acerta ao engajar a população no combate à dengue. Temos o dever de fazer nossa parte, cuidando para evitar água limpa parada, jarros com água, pneus abertos, etc. O problema é que a população, uns mais, outros menos, vem tentando fazer sua parte. O governo, no entanto, parece que achou mesmo que sua parte se resume à campanha em meios de comunicação de massa para consicentizar a população. Olhando pelo prisma dos efeitos da campanha para os governantes, ela teve o poder de transferir para o povo a responsabilidade pelas várias epidemias que explodem em nosso país todos os anos. Já não vemos ninguem criticando ou fazendo ressalvas quanto ao desenpenho dos nossos políticos na questão. A comuncação do governo, nesse aspecto, já é vitoriosa.

A dengue é, tambem, um problema de falta de saneamento. A situação sanitária brasileira é vergonhosa. Em pleno século 21, um pouco mais de 50% dos lares brasileiros tem acesso ao sanemento básico. Muitas comunidades convivem com esgoto a céu aberto. Nesse ponto, FHC e Lula foram um desastre. Tiveram desempenho pífio, aviltante. É mais fácil e cômodo lançar vários programas que, quase sempre, só se realizam em, no máximo, 30%do que concretizar o de que carecemos. Haja propaganda. Novo surto de dengue já se delineia em todo o Brasil e novamente os governantes fazem o mesmo pedido. Correto. Vamos pedir a eles, ou melhor, exigir deles, que nos deem saneamento básico, água potável e bem tratada e condições de saúde que precisamos, principalmente, pela alta carga de impostos que pagamos.

Um comentário:

  1. Realmente é uma pena, as propagandas apresentam números sem apresentar a realidade da sociedade. 65% da água captada, tratada e que deveria ser distribuida é jogada fora antes mesmo de chegar nas torneiras dos consumidores, que geralmente pagam junto com a água 100% de esgoto, que deveria ser captado, transportado, tratado e descartado, mas num é bem isso que acontece (vi isso bem de perto, durante 2 anos). Os governadores e prefeitos estão magoados com o Presidente da FIFA, e agora vão dar todo gás e liberar U$$ sem qualquer critério, para mostrar que as obras da Copa do Mundo estão andando. o que deveria ser um grande evento, pela infraestrutura agregada que deveria beneficiar as cidades, as comunidades, a população, não será mais que uma maquiagem, um retoque.

    Forte Abraço

    ResponderExcluir