Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

COERENCIA E VALORES

Em debate, me perguntam sobre exemplo prático no que toca à vivencia coerente de valores que acreditamos e dizemos defender. A dificuldade de pormos em prática isto deve-se ao longo tempo em que atravessamos religiões e crenças na formalidade, como um simples dispositivo de apaziguamento da consciencia e não uma forma de ser e viver. E facilmente apontamos situações que bem podem nos auxiliar como estamos em relação entre o que acreditamos e aquilo que colocamos em prática. Começamos com uma situação da nossa experiencia politica administrativa. Não há ideologia ou simpatia por um candidato que me faça votar nele caso seu procedimento esteja em volta com desonestidade ou apoio à ilícitos. Valores são mais importantes que adesão à partidos A, B, C ou formas de admiração política. Outra situação prática, ainda concernente à mesma área: votar em candidatos que apoiam pena de morte, aborto e outros atentados à vida e à dignidade humana. Tem quem defenda a idéia de que discutir aborto em campanha não deveria ocorrer. Discordo. Tem que se falar sim, pois o vencedor do embate, favorável à pratica, assim como seus adeptos, poderão implantar o ato e isso terá efeito sobre a vida coletiva. Sempre querem retirar debates que envolvam questões morais. Erro. Tivemos um exemplo disso nas ultimas eleições presidenciais. A pressão sobre a candidata vitoriosa surtiu efeito. Creio que ela não terá coragem de voltar a apoiar o aborto. Iria expo-la fortemente. Mas devemos ficar atentos. Lembremo-nos: os fins não podem justificar os meios( quando atentam aos valores éticos morais ).


Outro exemplo de coerencia de valores, agora fora do ambito político: apoiar mal feito do filho, sobretudo na vida social, só porque é filho. Devemos ficar com a verdade. Defender pai e mãe que roubam só porque são nossos genitores. A melhor maneira de amá-los é ajudá-los a deixar o crime. Amar a Deus sobre todas as coisas implica nessas posturas. A ampliação de nossos conceitos de amar incluem amar adequadamente, se podemos assim nos expressar. A coerencia entre o que acreditamos e o que fazemos é fundamental para a harmonia pessoal. Sem concessão ao mal mas com generosidade, auxiliando aquele que caiu no mal. É assim que gostaríamos que fizessem conosco.

Um comentário:

  1. Pena de morte é uma coisa certa ou errada?Se uma pessoa gosta do poder é certo ou errado?.Esse tipo pergunta envolvem critérios de valor certo. Quando eu falo de valores eu falo de convecções.Alguns defendem a pena de morte argumentando que é castigo.E você o que diz

    ResponderExcluir