Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

FRONTEIRAS

Lendo uma obra do magistral escritor espirita Herminio Correia de Miranda, em que ele fala sobre as fronteiras humanas, inspirei-me para escrever este texto, na verdade, referendando o pensamento do grande escritor.

A vida dos homens é feita em cima de fronteiras: geográficas, culturais, religiosas, etc. Me parece claramente que à medida em que evoluímos vamos derrubando essas fronteiras da separatividade. Quanto mais luz na alma mais se amplia a sensação de integração para com todas as coisas. Compreendemos, no entanto, que neste estágio em que nos apartamos de tudo, surgem aspectos importantes na construção do nosso entendimento da vida. E cada fronteira, dessa forma, vai sendo superada e fornecendo valores e conhecimentos imprescindíveis ao desenvolvimento da nossa civilização.

A ciencia vem rompendo barreiras em sua área de estudo e as artes, conquanto respeitando-se peculiaridades de cada povo e região, tendem a agregar povos falando a linguagem de seu senso estético. A música, por exemplo, vence as barreiras linguísticas e sensibiliza pessoas de todas as nações. A informática estreita o mundo e liga continentes. A aviação permite a sensação de proximidade entre países atravésde suas potentes aeronaves.

Há, porem, uma fronteira que persiste em desafiar a inteligencia humana. Talvez seja a que causará maior revolução nos costumes e hábitos, nos valores e na ética: a fronteira do mundo espiritual, já que o espaço vem sendo devassado pelos projetos da Terra. As dimensões invisíveis aos olhos da carne é um "mistério" que mexe com o imaginário popular desde tempos imemoriais e "assusta" a mente academica que teme ver todos os seus cânones derrubados.

Mesmo com a dificuldade dos homens em acelerar seu rumo na direção dessa realidade invisível, eles, os imortais, sempre se imiscuem na vida carnal, numa teimosia abençoada, ciosos de que a criatura, na Terra, necessita tomar ciencia de sua transcendencia. Isso mudará vários fatores da convivencia humana. Mais que o pouso no solo da lua, a definitiva compreensão da imortalidade será a grande notícia propagada pelos meios de comunicação, obrigando o ser a reavaliar sua existencia dentro da concepção de causa e efeito, justiça das soberanas leis e misericórdia imanente no universo. Não há como permanecer com os mesmos valores do consumismo desenfreado, com o hedonismo exarcerbado, com a indiferença egóica, com a arrogância sem sentido. As guerras perderão qualquer sentido ( aliás, elas não os tem ) e a paz será natural expressão da vida pois os elementos resultantes da verdade transcendente irmanará todos os povos.

Precisamos auxiliar os "pensadores" à acelerar os passos. Essa fronteira é fundamental para a grande transformação de que carece nossa civilização. E a melhor forma de contribuir é através de nossa vivencia, da exemplificaçao de uma ética elevada, de atitudes enobrecedoras, demonstrando que é possível ser melhor. É viver como espirito que somos, com a presença de DEus em nossamaneira de pensar, sentir e fazer.

Um comentário:

  1. Prezado Fred,

    Lendo o excelente texto, podemos entender as palavras do mestre Jesus,... Quem tiver olhos de ver, verá... Infelizmente nossos cientistas querem ver as dimensões astrais com olhos de carne (mecânicos, das sondas), sem entender que a transformação dar-se na alma, na moral, na elevação de ideais. Alguns homens de ciência, já entendem essa máxima e descortinam o mundo astral com maior facilidade, no entendimento pleno do ser. Um dia quando todos tiverem olhos de ver e entendimento da diversidade de leis que ainda nem sonhamos existir no universo, poderemos vencer todas as fronteiras que separam a humanidade.


    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    Agora em Agosto estarei indo para Maceió, gostaria do contato de Frei José, quero muito conhecer a obra social dele na capital alagoana.

    ResponderExcluir