Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CANÇÃO NOVA E O PADRE FÁBIO

Ontem, antes de dormir, pude assistir, no canal do movimento Canção Nova, da igreja católica, uma palestra do padre Fábio de Melo. Muito interessante. Alem do carisma do sacerdote, o conteúdo consistente e abrangente apresentado por ele sobre a misericórdia de Deus foi comovente. Depoimento emocionante do Fábio com colocações precisas. Foi tão interessante que, embora cansado e já com o adiantado da hora, fui até o final da abordagem. Auditório lotadíssimo, com muitos jovens, o que me emocionou.

O palestrante fez uma abordagem de grande reflexão sobre a bondade divina e de como, se nos dizemos cristãos, deveríamos imitar o gesto da compaixão, de misericórdia para com os que tombam, os que caem na estrada. Enfatizou sua própria experiencia de como precisou da misericórdia de seu orientador espiritual, o padre Léo, ante suas quedas morais e insegurança íntima. Quando somos misericordiosos, nos afastamos da arrogância, irmã dileta da presunção. Quem não já tombou em atitudes equivocadas ? E o bom foi que ele tambem enfatizou a necessidade de estarmos atentos, à despeito do apoio alheio, para não nos acomodarmos na queda.

Creio que em todo o movimento religioso precisamos estar atento para não nos arvorarmos em juízes da vida moral dos outros. Como citei acima, a arrogância intelectual e a presunção moral são sinais de profunda ilusão espiritual, preparando terreno para intensas dores e decepções mais adiante.

Não podemos conceber a vivencia cristã com condenações e acusações sobre o próximo. Podemos e devemos avaliar a ação do mal para coibí-lo na sociedade porem, no tocante à vida moral e quedas do semelhante, precisamos estar atento para fazer ao próximo o que gostaríamos que ele nos fizesse. Assertiva clara e direta do Evangelho. A palestra do padre merece ser divulgada para todos nós, os que amamos e ansiamos servir ao Senhor, em qualquer escola de trabalho do cristianismo, assim como, de outros seguimentos religiosos.

Um comentário:

  1. Pe Fabio é muito sábio em muitas colocações, admiro-o pela sinceridade com que propaga a beleza do Evangelho. Só não entendi, com a devida exatidão, uma exortação dele a respeito de Chico Xavier, conclamando que o respeitava como homem, respeitava o homem Chico Xavier pelas atitudes de caridade...
    Mas, me pergunto: o religioso não deve estar em comunhão com o homem cotidiano, o homem social? Talvez esse seja o maior equívoco dos religiosos(não da religião), crer que o religioso não possui muita relação com o vulgar (cotidiano)...
    Se continuarmos nessa perspectiva de separatividade entre a religiosidade e o nosso dia-a-dia, achando que nada tem haver uma coisa com a outra, estaremos cometendo um equivoco, indo de encontro com aquilo que nós mesmos propagamos.

    ResponderExcluir