Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

SOBRE OS PENSAMENTOS ABAIXO

As frases postadas abaixo foram proferidas pelo Chico Xavier, conforme consta da obra "O Evangelho de Chico Xavier ", compêndio organizado pelo Carlos Bacceli, de Uberaba. Bom, no que toca ao último pensamento, em que o médium mineiro fala sobre a não generalização do espiritismo, precisamos entender o contexto em que ele falou. Observemos que ele aborda a questão da lentidão com que o cristianismo é vivido, passado mais de dois mil anos. O espiritismo é um corpo de ensinamentos que pede, por essência, uma certa dose de maturidade, como bem o sabemos. A finalidade de sua reflexão é acalmar os que ficam ansiosos para que a mensagem seja aceita por todos. É semelhante à concepção de que o espiritismo não veio substituir qualquer segmento religioso ou filosófico e sim, auxiliá-los, influenciando-os a tal ponto que seus princípios serão, paulatinamente, absorvidos, já que se trata da revelação de leis da natureza. Claro que crescerá o número de seguidores da doutrina mas temos que ter compreensão que a verdade é como a luz de um holofote: se acesso imediatamente, cega e naõ clareia a visão de quem o defronte. Já se ele, o holofote, puder ser ligado gradualmente, aí sim, iluminará tudo em volta sem incandear quem estava no escuro.
Temos um longo caminho à frente. As lutas serão enormes até que nossa humanidade apresente as condições para mais amplo entendimento sobre o pensamento espirita. Na verdade, os princípios espiritas estão cada vez mais penetrando nas sociedades terrenas, não como a doutrina organizada que conhecemos mas como leis universais, independente das crenças adotadas. E acho que isto é sábio para quebrar resistencia. É assim que, quando perceberem, terão aceito o que já está posto de maneira estruturada no espiritismo. E muitos se espantarão de já existir os mesmos conhecimentos colocados pedagogicamente para atender a necessidade de nossa civilização. Como veem, é uma verdadeira construção. É um edifício de enorme proporção que está sendo erigido e no qual devemos colocar nossa parcela de colaboração, sobretudo, vivendo aquilo que acreditamos pois não há argamassa melhor do que aquela produzida pelo exemplo. Não tenhamos pressa, embora a urgencia de levar o conhecimento para a humanidade. Entreguemos a mensagem e aguardemos a maturidade de cada um. Como diz o caro Chico, não atropelemos aquilo que o próprio Deus espera : a nossa adesão à verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário