Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 8 de março de 2012

INCLUSÃO DOS DOIS LADOS

Creio que não haverá qualquer espirita ou pessoa de bom senso que seja contrário a termos uma sociedade inclusiva, que leve em consideração a pluralidade da vida, dos seres. Qualquer pessoa de consciencia moral mínima respeitará os caminhos de cada ser. Agora, há algo que necessita tambem ser entendido. No que toca as  chamadas "minorias ", que devem ser respeitadas integralmente, é preciso que tambem elas tenham em vista que precisam respeitar quem não se situa em sua mesma faixa de opção. Posso exemplificar no tocante aos que optam pelo homossexualismo. Jamais serem vistos como pecaminosos ou coisa do genero. Quem não conhece pessoas que seguem esta forma de exercer sua sexualidade  e são discretas, decentes, generosas e capazes de perdoar ? a recomendação, tanto para os hétero quanto para os homo, é o afastamento da promiscuidade e do desrespeito a si próprio, porem, quando alguem respeita a opção de quem quer que seja não quer dizer que a visão e os conceitos que a pessoa tenha sobre a homossexualidade obrigue-o a ver como "certa" ou adequada aos seus valores morais àquela opção. E assistimos algo que, tanto quanto os ataques aos homossexuais, deve ser rejeitado pela maturidade social e moral : a agressividade para com aqueles que defendem valores diferentes da minoria. Não sei se me fiz entender. \acho que uma sociedade é constituída de valores. A reflexão que precisamos fazer é se os valores que esta ou aquela sociedade cultiva são de natureza que dignifique a natureza do ser humano, sua transcendencia e realidade ético moral.


Muitos impérios ruíram ao longo dos séculos com a contribuição, dentre outros fatores, da queda moral, da inobservância de valores superiores, onde os interesses puramente materiais se sobrepuseram às questões espirituais. A história registra esse meu apontamento. O império babilônico, o romano, o assírio e outros, feneceram e só não são esquecidos pelas páginas soberanas dos fatos levantados pelos pesquisadores.


Ninguem deve ser rejeitado porque pensa, sente e escolhe diferente de nós. Ninguem deve ser desprezado porque não concorde com nosso conceito sobre moral. Agora, estes mesmos devem se adequar ao entendimento de que existem outras opções e significados alem daqueles que eles defendem. Não concordar com a opção homossexual, por exemplo, não significa que uma pessoa é homofóbica ou preconceituosa. Isto pode significar que outros valores, outras visões do mundo existem e devem ser levado em consideração pelas minorias. Até entendemos que, num primeiro momento, para se defenderem das chacotas e agressões lamentáveis de preconceituosos e fundamentalistas de qualquer jaez, esta minoria possa ter tomado uma postura mais agressiva, no entanto, já ssistimos uma certa  inversão de atitudes. E temos visto membros dessas minorias, que tanto sofreram, utilizar chacotas e constrangimentos para quem tem outra posição que não à deles. São , até, agredidos pelo fato de fazer parte de uma..."maioria".


O evangelho é inclusivo por natureza. É respeitador sobre todas as escolhas que se faça ( o que não quer dizer que as apoie e as ache correta no que tange aos valores morais ). Portanto, necessários que a inclusão se dê nas duas vias, até que tenhamos uma só civilização regida pelo amor e pela espiritualidade dos seres, onde pontifique a harmonia das criaturas perante as Leis de Deus. Outro fator que vale registrar : Jamais condenar quem porventura resvale em algum mal, porem, jamais deixar de combater o mal que venha a infelicitar o ser humano. Registro isso para deixar claro, antes que possa alguem vir me indagar: se é assim, por que voce não respeita quem apoia o aborto ? Sim, respeito quem o ser humano mas não deixarei de combater o ato. Respeito a pessoa,  mas não concordo. E temos o dever de colocar nossa visão, embasada nos valores mais belos e sagrados do universo : aqueles que protegem a vida. 

5 comentários:

  1. Olá Fred,

    mais uma vez você foi muito feliz nas suas colocações. É realmente necessário que saibamos dar valor ao que merece valor e não perder tempo com o casos inférteis, inúteis e que não agregam contéudo a ninguém.
    Estamos vivendo uma era que exige de nós a verdadeira prática cristã e a doutrina espírita tem nos ensinado o que é ser cristão. "Amar o próximo como a si mesmo", a lei maior, a lei do amor; saibamos amar e tudo será perfeito.

    Muita Paz a todos !!!

    ResponderExcluir
  2. Sua postagem foi de extremo bom senso e de um alcançe sublime. Respeito as escolhas alheias e amor ao semelhantes, este o roteiro seguro para uma convivência pautada numa doutrina inclusiva.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  3. Prezados,

    Jesus deixou-nos uma política de inclusão social, igualando todas as criaturas humanas com o sermão das bem aventuranças, deu-nos um roteiro seguro para a tão desejada felicidade, mostrou-nos os motivos da resignação e incentivou uma conduta de paz e amor.
    Apresentou-nos as várias moradas na casa do pai e relegou-nos a construção de um futuro promissor quando pronunciou: “... Vós sois Deuses...”
    Nada, absolutamente nada em existindo na face deste nosso mundo material e/ou mental deixará de ser nossa responsabilidade enquanto co-criadores.
    Deus em sua infinita bondade permite-nos a existência, os equívocos, os acertos e lembra-nos que: “... o plantio é livre, porém a colheita é obrigatória...”

    Tenhamos, pois responsabilidade e façamos nossas escolhas, respeitando sempre a escolha de nossos irmãos.

    Caminhamos para a família universal, isto é progresso e não destruição.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo Fred, suas colocações é de suma importância ,e quando se trata da inclusão o assunto se torna muito complicado para quem não entende a grandeza do ser. Se somos todos filho do mesmo pai, e somos tão diferentes em nossas ações, raças e outros mais. Pois é, tudo em nossas vidas vidas são fatos, e somos seres e espírito em busca da perfeição,por isso vinhemos a cumprir e resgatar algo, e se uma de nossas escolhas pessoas é um tanto diferente temos que trabalhar e entender nossas diferenças e acima de tudo respeitar todo o ser.Sei que faço parte dessa diferença e sei também o porque de nossas escolhas..Mas uma vez seu texto vem me esclarecer as razões de tanto ser. Muita paz em seus coração e muita luz em sua caminhada...de sua amiga Kika Silva....

    ResponderExcluir
  5. Olá Fred,

    Discordo de você em alguns pontos e claro concordo com algumas de suas colocações.

    Concordo que as minorias que lutam pelo direito a diversidade, entenda que no exercicio da diversidade existirão pessoas com ideias diferentes das suas.
    Porém acho que a sua abordagem sobre a homossexualidade, onde eu chamarei de homoafetividade, pois trato o sentimento e o amor entre pessoas do mesmo sexo.
    Ninguém faz uma opção sobre sua sexualidade, ninguem escolhe aqui ser ou não GAY, se a escolha não é feita aqui nesse plano, ela faz parte da natureza, se é natural porque você usou o termo escolha?
    No seu texto, tenho a impressão de que você não concorda com a prática da homossexualidade, então pergunto, Porque vc não concorda?

    ResponderExcluir