Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 29 de março de 2012

O BRASILEIRO LÊ CADA VEZ MENOS

Saiu nova pesquisa feita pelo IBOPE Inteligencia para , senão me engano, o instituto pró- livro ou algo assim:O brasileiro está lendo menos. A notícia ´e trágica na medida em que já não éramos um país de leitores no ano de 2007 ( última pesquisa), quando 55% disseram ser leitores (?), e agora, neste ano, caiu esse percentual para 50%. A média de livros lidos tambem caiu de 4, 7 livros para 4 por ano lidos.A leitura é apenas o sexto passatempo dos brasileiros, ficando a televisão em primeiro lugar ( ver BBB da vida ). Os principais motivos para essa pobreza em termos de leitura, segundo a pesquisa, seria a falta de tempo ( 53% ) e o desinteresse ( 30%). É, fazendo uma brincadeirinha (?): tem muito político vibrando por aí, não tem não?... Povo que não se instrui é mais fácil de manipular, de mitificar e não apresenta capacidade de análise crítica. Tudo se encadeia. Nossos alunos estão nos últimos lugares nas avaliações de ciencia, portugues e matemática nos eventos internacionais. Não conseguem entender ( em sua maioria ) o que estão lendo. Precisamos reavaliar muita coisa...

Um comentário:

  1. Os acervos das bibliotecas também tem caído, talvez por falta de demanda.
    Notícia triste. Ibope para BBB, tiriricas da vida...
    O preço do livro também é muito alto no Brasil, mas há outras fontes acessíveis.
    Comecei a frequentar a biblioteca da escola dos meus filhos e de tanto perguntar, pedir, não é que chegaram uns títulos novos nesta semana?!
    Abraços

    ResponderExcluir