Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 23 de março de 2012

SOBRE AS CASAS MAL ASSOMBRADAS

Nosso participante Leonardo Paiva solicitou, na área de comentários, explicações sobre a razão de ocorrer, nas chamadas casas mal assombradas, fenômenos percebidos por todas as pessoas que encontram-se no local. O amigo faz referencia à abundância do contato mediúnico nesses locais e indaga se todos que lá se encontram são médiuns pois percebem, igualmente, os fenômenos. Vamos lá:

Leonardo, na verdade a questão não é que os que se encontram ali sejam médiuns e sim, que os fenômenos que ocorrem nessas localidades são de efeitos físicos, exatamente aqueles em que são perceptíveis por qualquer pessoa, atingindo os sentidos físicos. Naturalmente que deve haver na casa ou nas redondezas  forças mediúnicas com certa abundância no que tange a presença de ectoplasma, material utilizado pelos espíritos capaz de favorecer às suas manifestações. Tanto a presença de pelo menos um médium de efeito físico ( ainda que este não saiba que o seja ) como o ectoplasma recolhido de outras forças da natureza permitem o desencadeamento dos fenômenos. Um outro fator que se une ao que citei anteriormente é o fato da grande densidade perispiritual das entidades "presas" nestes ambientes. O perispirito é tão "materializado" que facilmente consegue manifestar-se fisicamente nos locais, em conjunção, claro, com o ectoplasma disponível. Interessante é que alguns desses espiritos nem sabem explicar como conseguem se fazer ver ou ouvir, assombrando os locais. Usam a força ectoplásmica sem consciencia dela, como que por impulso, por ânsia de fazer valer sua vontade ou expressar seu desespero. Já outras almas conturbadas tem conhecimento de como agir e o fazem com requintes de crueldade ou com profundo sarcasmo. Bom, em resumo, espero que tenhamos eclarecido ao amigo a questão. Ah, ele ainda fez indagação sobre seu interesse em ampliar suas possibilidades de contato com a dimensão espiritual. Olha, Leonardo, pode sim. Kardec faz referencia, em o Livro dos Mediuns, de que se pode exercitá-la. E sabemos, ainda, que todo a dedicação sincera ao desenvolvimento de sentimentos mais delicados contribuem claramente. Todo esforço no Bem, assim como uma vontade férrea, podem contribuir à ampliação das relaçoes com o mundo dito invisível. Se vai ocorrer ou não, aí, vários fatores podem se fazer presente, inclusive, o de que a mediunidade ostensiva não seja conveniente no caso do interessado. Neste caso, a interferencia do Alto é uma benção, a fim de que realizemos o que nos cabe na atual experiencia na carne.

Um comentário:

  1. Olá Fred.

    Obrigado pelo seu texto simples e direto, esclarecendo dúvidas que muitos ainda apresentam/apresentavam. Realmente os fenômenos físicos são mais fáceis de serem percebidos, me referia mais as aparições, pois aí teoricamente teríamos que ter a mediunidade vidente. Mas realmente deve haver trocas fluidas mais intensas e a presença abundante do ectoplasma no ambiente onde ocorre as tais fenômenos.

    Realmente peço para ter mais contato com o mundo espiritual, mas as vezes não sei se estaria preparado para uma mediunidade ostensiva, pois exige muita dedicação e equilíbrio emocional constante do médium. O mais importante é vivermos no Cristo, seguir o Evangelho, distribuirmos o amor e a caridade. Acho apenas que é uma dádiva de Deus um ser humano vir dotado da faculdade mediúnica, pois está em contato direto com a verdadeira vida e o real mundo que Deus criou, sendo aqui apenas uma passagem para nossa evolução. Mas felizes dos que fazem dessa faculdade uma forma de ensinamentos e progresso para si, existindo, infelizmente, tantos que a usam para enganação e retorno financeiro.

    Um abraço.


    Leonardo Paiva.

    ResponderExcluir