Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 22 de abril de 2012

A CORRUPÇÃO MATA

Recordo a luta do Tribunal de Contas da União durante o governo Lula, travando obras super faturadas, principalmente, da Delta Construtora. Havia claros indícios de malversações do dinheiro público. Muitas e muitas obras recebiam a reprovação do TCU e o presidente do país daquela época, Lula, junto com a atual e, naquela oportunidade, chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, criticavam duramente o TCU. Diziam que o Tribunal queria paralisar o Brasil quando, na verdade, este é um dos instrumentos que um pais democrático possui para preservar a nação dos desvios, da desonestidade para com o suado imposto pago pelos brasileiros. Nunca entendi como um homem como o ex-presidente, que sempre apresentava-se como o que desejava moralizar o campo político agia daquela maneira. Hoje, a Delta, campeã de denúncias no caso do Carlinhos Cachoeira, é a construtora com maior número de obras do Pac. Só agora, ante o respingo das descobertas das falcatruas, o governo, como se não soubesse de todos esses problemas, manda abrir sindicância para possíveis anulações de contratos...É demais. Durante nove anos o TCU denunciou e os governos ( anterior e atual ) procuraram desmoralizar o TCU. Agora que vem à tona na grande imprensa, querem passar a impressão de cuidado com o bem publico. Inclusive, a presidente defendeu obras acusadas de superfaturamento da Delta. Isso está na imprensa da época. Bom, que suspendam logo essas coisas escabrosas. Antes tarde do que nunca.

 Será por isso que, de vez em  quando, aparece, no governo, movimentos para cercear a imprensa ? dá a impressão que sim. Bom, mas é preciso estender a averiguação para todoas as instâncias do poder. Sabemos que este não foi o único governo a ter envolvimento dessa natureza, embora seja, de longe, o mais comprometido. E outras construtoras, alem da Delta, não usam, tambem, tráfico de influencia ? O caminho da regeneração tambem passa pela conquista da transparencia, da honestidade para com a coletividade. Já tive a oportunidade de escrever aqui que a corrupção mata. E mata mesmo. E mata muito. Espero, para muito breve, uma grande lavagem no universo político, a fim de termos homens públicos extremamente comprometidos para com o bem coletivo e em quem conseguiremos confiar plenamente. Esta área, como se vê, está profundamente infectada. Dá para se perceber o enraizamento colossal, de interesses escusos e danosos, em, aparentemente, todas as esferas de comando e poderes.

Os valores da libertação espiritual hão de predominar. A assepsia moral está em curso. Novos representantes, da bela ciencia política, se erguerão, sem interesses danosos, sem populismos de qualquer espécie, com respeito à causa do povo e à administração do bem coletivo. Creio que essa sopa de letrinhas ( me refiro aos partidos políticos ) amorfas em seus fundamentos e práticas, darão lugar à algo mais claro, luminoso. Sou otimista, sim, pois sabemos o que está ocorrendo no planeta e nenhum setor da vida da civilização terrestre, escapa. Tenho sagradas esperanças de que, em breve, a confiança popular não será manipulada por inteligencias e instituições que falam o que as pessoas querem e precisam ouvir para se estabelecerem no comando da coletividade. Vai acontecer. até lá, amigos, espalhemos, com serenidade e firmeza, a consciencias cidadã, a mente sabiamente crítica e a firmeza de não se empolgar com o que já conhecemos, sobretudo nas eleições. Somos parte dessa equação. Exemplo e firmeza, eis nosso compromisso.

2 comentários:

  1. Bom dia, Fred,

    Tomara que seja bem rápido mesmo!
    O Brasil merece dias melhores!

    Abração

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Fred, vamos esperar porque só assim limpando
    o poder público teremos um Brasil com dignidade e
    - sofrimento, vamos aguardar que nossos irmãos espirituais reencarnem para que assepsia moral
    seja aplicada em prol de todos nós, e do nosso
    querido Brasil, que merece ter representantes dignos,
    sinceros, e queram trabalhar mesmo.Abraços!!! Bom dia!!

    ResponderExcluir