Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 28 de abril de 2012

CRIANÇAS INDIGO NÃO TEM A VER COM ESPIRITISMO ?

Nosso Anderson postou delicado ( como sempre) comentário incentivando-nos ao trabalho e felicitando pelo espaço na globo, no entanto, fez uma colocação, tambem muito respeitosa, de que fazia sérias restrições se o tema crianças indigo seria espirita. Ora, caro Anderson, todo assunto sobre a vida humana é do interesse espirita, alem do mais, a nomenclatura "indigo" é que não é uma expressão espirita. Prefiro chamar de crianças da nova era ou espiritos que vieram contribuir para mudanças interessantes...Não podemos ficar ao largo de que está fazendo pensar a sociedade. Não deve importar se rotulam disso ou daquilo. O que diz o Espiritismo sobre isso?

Faço essa abordagem aproveitando o "gancho" que o nosso Anderson, a quem muito admiro e vem contribuindo com a mensagem, nos deixou, em referindo-se ao tema. Amplio a questão para dizer que às vezes ( e sei que não é o caso do Anderson ) vejo companheiros de doutrina meio com um nariz arribitado,  como se os fatos necessitassem ter a chancela do movimento espirita para merecer de seus proflitentes uma abordagem. É por essa postura que fora do considerado ambiente oficial espirita, muitos desdobramentos espiritas tem se apresentado, permitindo abordagens arrojadas e sérias de pesquisadores  em vários países do planeta. Temos, enquanto espiritas, uma bela contribuiçao à dar, em oferecendo nossas reflexões em cima das estruturas elevadas e consistentes do  legado kardequiano para esses que se aproximam das mesmas verdades fora dos arraiais espiritistas.

Anderson, estou super feliz por voce estar conosco amanhã. Por favor, amigo, fala comigo lá. Quero lhe dar um grande abraço. Sou seu admirador.

5 comentários:

  1. Olá Fred, amanhã lhe darei sim um abraço meu amigo. Também admiro o seu trabalho, e, mesmo discordando de alguns pontos, como este em questão, sei que concordamos com mais de 90% daquilo que aprendemos no Espiritismo. E isto não é o mais importante?

    Bom, sobre o tema, faço somente uma diferença: uma coisa é um fato ou fenômeno ser passível de uma análise crítica espírita; outra coisa é transformar algo que não tem ligações com uma doutrina em algo doutrinário.

    Há sérias diferenças entre aquilo que a Nancy e seus companheiros de ideal fazem e escrevem e aquilo que Kardec, orientado pelos Espíritos, fez e escreveu. Sua abordagem sobre as crianças da nova era nos deixa claro que estes espíritos da nova era não serão nada mais que nós, após trabalhos incessantes de renovação moral e intelectual. E que, como sempre houve, teremos sim missionários de outros orbes habitando conosco para nos auxiliar a crescermos mais rápido. Não serão ‘espíritos’ diferenciados que merecem uma educação diferenciada. Não devem ser encarados, como deixam claro alguns livros sobre o tema, que devam ser educados de forma diferente dos simples mortais, pois isto seria equivocado.

    E veja, aqui não me atenho somente à questão da nomemclatura, mas à essência da mensagem que, como muito bem ensinou Kardec, deve ser duramente criticada e analisada antes de ser aceita como verdade e divulgada como tal. Indico dois links sobre o tema, não para você que já os deve ter lido, mas, para nossos colegas de estudos e leituras. Estes links ficarão em outra postagem.

    O Espírita deve estudar tudo aquilo que seja importante para elevar e moralizar o espírito [encarnado ou desencarnado], entretanto, chamar de espírita já outra questão. Nem tudo é nem deve ser considerado 'espírita', graças a Deus! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Fred, venho acompanhando aqui a sua dedicação e o seu empenho para realizar esse evento de amanhã. Acho que há 03 meses você vem anunciando e tornando esse evento grandioso como a DE. Infelizmente não terei como me fazer presente, mas espero que no dia 06 de Maio possa me encontrar com você aqui em Campina Grande e dar um abraço no amigo que torna as palavras em sedosas verdades da alma humana.

    Desejo todo sucesso no evento de amanhã e tenho certeza que será inesquecível a todos que se fizerem presentes!

    Um grande abraço.

    Leonardo Paiva.

    ResponderExcluir
  3. Deixo aqui dois links que tratam diretamente sobre o tema. Não quero causar polêmica infrutífera no seu blog, mas, gosto de dar opções para as pessoas pensarem e gosto de provocar aquilo que Kardec chamou de ‘boa polêmica’.

    Nos acostumamos a aceitar as coisas de forma muito fácil no movimento espírita. “Se falou de Jesus, deve ser coisa boa”. “Se foi um espírito que disse, deve ser verdade”. “Se fulano de tal falou, e ele é palestrante e muito conhecido no movimento quem sou eu para discordar”. São frases que escuto, leio e lamento. Você não está neste meio, graças a Deus, mas muitas pessoas que te leem agem assim. E gosto de provocar reflexões, de instigar a pesquisa, de lembrar o que Kardec faria se estivesse em nossa situação.

    Bom, desculpa a postagem longa em resposta, mas gosto de conversar [você deve ter percebido] e não gosto muito de me omitir. Por isso acho que algumas pessoas do movimento não me convidam para palestrar em suas casas...kkkk. Mas, obrigado pela acolhida, pelo respeito e pelo espaço. Amanhã nos veremos!

    Eis os dois links:
    .
    http://analisesespiritas.blogspot.com.br/2010/10/os-espiritos-da-nova-era.html
    .
    http://www.espiritismo.cc/criancasindigo.pdf
    .
    Que Deus continue nos abençoando!!

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite,

    Certamente amanhã (Domingo 29/04), teremos um excelente dia.

    Em Transição Planetária (Divaldo Franco), temos belas passagens da vinda dessas crianças (Espiritos), que já estão conosco e que em breve, vão transformar nossa sociedade, tão interessante é este assunto, que também podemos sair do imaginário das telas de cinema e comprovar a presença de ET´s entre nós. Numa realidade tão natural que nem precisamos ver os seres disformes e de aparência estranha andando pelas ruas ou voando em seus discos voadores, afinal cada mundo comporta a vida dentro das leis as quais está submetido. A palavra mata e o espirito vivifica.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  5. Prezados,

    Abraço fraterno em todos que estiveram conosco no Auditório Tabocas.

    Certamente a codificação Kardequiana, nos apresenta vasto e atualizado material de estudo para todo o tempo em que ainda deveremos estagiar no planeta terra, afinal, outras verdades irão aparecendo com o nosso desenvolvimento, cada série, requer material didático apropriado.

    Não é de hoje, que escuto a expressão: “Evangelho redivivo”, ou seja, reviver o evangelho do tempo do cristo, dos primeiros cristãos. O consolador é muito maior do que a doutrina espírita, não seria ela mesma apenas a ponta do iceberg?

    Lendo os comentários desta postagem, percebo também que, após nossos trabalhos de renovação moral e intelectual, seremos nós mesmos um Cristo de Deus, acertadamente podemos dizer que estamos muito mais perto dos reinos inferiores da vida (mineral, vegetal, animal).

    Na escala evolutiva, muito estão alguns muitos passos à nossa frente e muitos se encontram muitos passos atrás de nós, cabendo a cada um seguir adiante, em busca daquilo para o qual fomos criados, ou seja, sermos perfeitos enquanto criaturas.

    Absoluto, só Deus. Todas as nossas verdades ainda transitam no reino da nossa relatividade.


    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir