Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

CUIDE DO PLANETA. VOCE REENCARNARÁ NELE

O título dessa postagem refere-se a uma palestra do jornalista André Trigueiro em um evento espirita, se não me engano, no Congresso Espirita de Goiás, ocorrido no carnaval deste ano em Goiânia. Achei muito interessante, atraente mesmo o título. Ele, por si só, já explicita um conceito, um conteúdo que vale uma enorme reflexão. Já nos induz a uma tomada de responsabilidade, ou seja, diz tudo. A consciencia ecológica foi altamente benefiada pela abordagem apresentada. Aliás, o espiritismo oferta um grande contributo à causa ecológica, ampliando, inclusive, a noçao de meio ambiente e de como contribuimos, através da natureza dos nossos sentimentos e irradiações mentais, para com o equilíbrio ou desequilíbrio planetário.

A visão reencarnacionista no cuidado para com nossa casa cósmica é um novo enfoque à questão. Claro que os espiritas já sabiam disso, porem, os que ainda não conhecem a grande mensagem, sem dúvida, podem encontrar uma visão poética e profunda sobre a necessidade que temos de cuidar da natureza em todas as suas dimensões. Voltaremos à Terra em algum outro momento de nossa trajetória evolutiva.

Sem dúvida que deve ter sido uma bela exposição do André Trigueiro pois suas abordagens na Rede Globo sobre o tema ecologia, assim como seu livro espirita à respeito, o credenciam a falar com muita propriedade. Fica o aviso: cuidemos do planeta. Voltaremos à ele e receberemos de volta o mundo que deixamos noutra ocasião.

Um comentário:

  1. Olá Fred,
    Sou educadora ambiental e trabalho com formação de professores nesta área. Já li o livro do André Trigueiro e fico realmente muito feliz quando vejo crescer a cada dia o interesse das pessoas pelo tema em questão. O modelo de desenvolvimento atual da sociedade moderna, onde o homem exerce uma relação de domínio com a natureza, gerou uma série de problemas ambientais que vem se agravando ao longo dos tempos. Esta separação homem/natureza se apresenta como a principal causa da crise ecológica que se manifesta atualmente. É preciso introjetar que o homem não é "parte" da natureza, isso por si só já nos afasta, todos os seres interligados entre si e com o ambiente é a própria natureza. Necessário se faz desenvolver o sentimento de pertença a este planeta, adotando um novo modelo de desenvolvimento que aponte para novos rumos, ou seja, um pensar e agir mais responsável que leve em conta, as gerações atuais e futuras, incluindo nós mesmos, afinal, muito provavelmente é para cá que retornaremos numa próxima encarnação.
    Abração, Guenda.

    ResponderExcluir