Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 29 de maio de 2012

CONVERGENCIAS DA VERDADE

Segundo o hermetismo, ciencia de espiritualidade que teria sido oriunda das concepções elevadas trazidas pelo deus egípcio Toth, tendo o deus grego hermes seu "par" no politeísmo antigo, ambos deuses da escrita, do verbo e da sabedoria, haveria, em síntese, sete leis espirituais fundamentais, a saber:

a) Lei do Mentalismo, ou tudo é mente; o universo é governado pela mente divina - Ammit Goswami e outros físicos da atualidade, ante o conhecimento da física quântica, afirmam que o universo se parece com um grande pensamento e não como uma grande máquina. O espiritismo diz que somos o que pensamos e, como a física quântica, que a consciencia rege a realidade.

b)Lei da correspondencia - o que está fora é o reflexo do que está  dentro, ou seja, a resposta das pessoas em volta do ser refletem a natureza interna deste ser. Conforme o que sentimos e como agimos para com os outros, obteremos uma resposta conforme a natureza moral do nosso proceder.No espiritismo, recebemos o resultado de nossa forma de viver, desenvolvendo nos outros empatia se nossa atitude for boa, ou antipatia, se agirmos negativamente. está, de alguma forma, inserida no que a doutrina oriental chama de carma, ou resposta, ação e reação.

c)Lei da vibração - Nada esta parado, estagnado. Tudo vibra, se move. No mundo infinitesimal, microscópico (assim como a ciencia moderna  demonstra) os átomos e suas partículas sub atomicas, estão em vibração, em movimentação, conquanto ao observar a matéria tenhamos a sensação de solidez.

d) Lei da polaridade - Tudo tem dois polos, tem seu oposto. Tudo é uma só energia que pode aparecer como diferente.

e) Lei do Ritmo - Fluxo e refluxo. Tudo sobe e desce. A espiral da evolução apresentada pela filosofia de Pietro Ubaldi se insere aí. O espiritismo tambem aborda essa espiral.

f) Lei do genero - Na natureza, apresenta-se o masculino e o feminino. A convergencia com o ensinamento espirita está no fato de que a doutrina espirita ensina que a alma possui as duas polaridades,e que o espirto, para atingir a perfeição, necessita reencarnar tanto como homem quanto como mulher.

g)Lei de causa e efeito.- Toda causa gera um efeito. Todo efeito teve uma causa. esta lei nem preciso acrescentar qualquer comentário.

Escrevi essa postagem para demonstrar como as grandes verdades espirituais estão presentes em todas as vertentes do conhecimento espiritual desde a antiguidade. Da Cabala ao hermetismo; da sabedoria caldéia ao rosacrucionismo; da iniciação mesopotâmica à muito do conhecimento que hoje nos apresenta as ciencias modernas ( física quântica, psicologia transpessoal, etc). Quando lemos algumas dessas vertentes, encontramos a grande similaridade com o espiritismo pois este é a síntese desse conhecimento, trazendo para todos os seres a possibilidade de conhecer o que só os chamados iniciados dessas  tradições antigas tinham acesso. Eis o tesouro que temos em mãos na atualidade, sob  o patrocínio da Inesgotável Bondade de Deus.

c)

Nenhum comentário:

Postar um comentário