Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

CULTURA DA MORTE

Ainda vivemos mergulhados na cultura da morte. Vamos nos deter em nosso país: alem das muitas mortes nas estradas, da violência nas ruas e da fome ( sim, ela ainda mata e muito por aqui ), avança-se na direção da legalização do aborto. A violencia, para usar uma expressão tão em voga, é multidimensional, multifacetada. Interessante é que muitos que clamam por uma sociedade justa ( e entendendo isso como uma sociedade pacificada ) são os que defendem  o esfacelar da vida no ventre materno, seja em caso da anencefalia ou daqueles que foi proposto pela "comissão" junto ao senado, quando a mulher não teria condições psicológicas de ser mãe.

Fica claro a tremenda incoerencia que permeia os que pensam e defendem tais idéias. A vida não é vista como o grande bem do universo. Apoiam os direitos da mulher ainda que estes direitos firam o primeiro de todos os direitos pertinentes aos seres humanos : o direito à vida. A subjetividade com que se defrontarão os avalistas dos casos referentes às condições psicológicas inexistentes em certas mulheres que estão grávidas parece não ser levado em conta. E nem mesmo as "falsas" impossibilidades que podem surgir no já tradicional jeitinho brasileiro de se encontrar brechas para se extrair vantagens ( se é que existem vantagens nestes casos ). Acrescente-se à isso a prática contumaz da corrupção, capaz ( alguem duvida ? ) de proporcionar as condições "adequadas" para que uma mulher aborte.

A cultura da morte persiste numa sociedade materialista e limitada em sua visão de vida. E a morte pode ser autorizada sobre tantas vidas.( a dos que deliberam à respeito já está preservada, não é mesmo ?)

Sinceramente, como sair às ruas clamando por um mundo justo e em paz defendendo a cultura da seleção, quem deve ou pode nascer ? A sociedade "humanista" não considera seres humanos os que são diferentes de si pois, anencefalos e outros que apresentam alguma anomalia, estariam fadados à morrer ( ou acreditam que o aborto do anencéfalo aprovado não abrirá outros precedentes ?). A própria condição de serem fetos já seria ( no caso dos que defendem a legalização do aborto ) motivo de os diferenciar de um ser humano como se conhece, afinal, não nasceram ainda!

Há quem mate mendigos e prostitutas, drogados ou negros, pobres ou pertencentes a uma religião não aceita por eles...há quem mate os que são fetos ou que são limitados em sua formação fetal. Com certeza, argumentarão que não é a mesma coisa. E sei, sim, que muitos que defendem o aborto jamais matariam os elementos que citei acima. Desejo apenas fazer pensar por outro ângulo que podemos estar apoiando aquilo que dizemos combater. Quem deseja a paz não pode ansiar por algum tipo de morte. Quem prega direitos humanos, não pode esquecer que o ser humano o é, no ventre ou fora dele. Quem não suporta ouvir o gemido de alguem agredido no dia a dia do mundo deve apurar os ouvidos e saber que se pode "escutar" o grito silencioso de quem deseja nascer e experienciar o que tivemos direito de faze-lo. Enfim, jamais fazer aos outros o que não desejamos para nós.

Só quando a cultura da vida for, coerentemente, experimentada em nós, seremos capazes de conquistar um mundo equânime, generoso, justo e harmônico. Defender o ser humano e o aborto, na prática, é como conciliar água e óleo.

Um comentário:

  1. É muita incoerência.

    Foi lançado, ontem pela presidenta Dilma Rousseff,0 Programa Brasil Carinhoso, cujo objetivo é tirar da miséria crianças até 6 anos, com renda familiar per capita inferior a R$ 70.

    O programa visa: reforço da renda familiar, por meio do Bolsa Família, dar acesso a creches e ampliação da cobertura de saúde. O programa será a mais importante ação de combate à pobreza absoluta na primeira infância no país.

    Aos que nascerem (livrarem-se do "aborto legal"), será dada uma oportunidade de terem amenizadas suas dificuldades.

    É muita contradição, cabe uma reflexão, lembrem-se, estamos em ano eleitoral...

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir