Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 22 de maio de 2012

SEAREIROS DO FUTURO

Lendo uma obra sobre a extraordinária vida cristã do Cura Dars, Vianney, alma que tem mensagem sua inserida no Evangelho Segundo o Espiritismo, vi um trecho que me fez refletir na nobre tarefa da evangelização infantil. O velho lidador Vianney cuidava , com extremo carinho, da catequização dos pequeninos. Observando o trabalho do apóstolo de Ars, fiquei a meditar o quanto é importante o serviço de apresentar Jesus às crianças. Na verdade, estamos preparando os futuros seareiros da Boa Nova. Se não, talvez, na atual experiencia carnal, com certeza, nas encarnações futuras. A semente luminosa, caindo nesses corações, poderá encontrar, de imediato, terreno apropriado. Caso contrário, ficará embutida no "solo" da alma, aguardando o momento propício em que germinará e começará a dar frutos. A semeadura podemos efetuar mas a colheita pertence à Deus ao longo do tempo.

É atividade de longo prazo, não imediatista. Em geral, não se tem ,logo, tantos resultados exultantes, salvo em certas circunstâncias especiais, que representam exceção à regra. No entanto, ainda que venhamos a encontrar pouca receptividade em algum coração infantil para agora, nenhum bem se perde e o que foi jogado na alma, nela ficará, em estado latente. Trabalhamos o futuro, que a Deus pertence. Não podemos, isso sim, desanimar ou menosprezar o valor do trabalho junto aos pequeninos. É das mais sérias atividades, regida, no alto, por mensageiros da mais alta qualificação, recebendo, esses espiritos elevados, diretamente do coração sublime de Jesus, as orientações concernentes ao luminoso serviço.

Olhemos com mais intenso carinho a evangelização infanto- juvenil. E, tanto quanto possível, ofertemos nossa contribuição para o mister.

Nenhum comentário:

Postar um comentário