Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

ENTRE UMA ENCARNAÇÃO E OUTRA

O intervalo entre as encarnações só de duas décadas para cá vem sendo explorada pelos pesquisadores, mesmo assim, de maneira um tanto incipiente. A maioria dos cientistas e terapeutas se detem nas várias encarnações. O período que passamos entre as vidas físicas eremanece quase um mistério ( fora do meio espirita, claro ). E é exatamente um período extremamente rico para se conhecer as circunstâncias relativas a cada encarnação, proporcionando mais amplo estudo sobre a alma humana.

Na década de oitenta do século XX, um dos mais conceituados pesquisadores da reencarnação, o canadense Dr. Joel Winhton, médico e PHD, psiquiatra, ficou perplexo, após anos fazendo regredir seus pacientes à vidas passadas, quando induziu uma de suas pacientes à viajar para a vida antes daquela em que ela se situava em transe. Para sua surpresa, a moça, após alguns minutos em silencio e apenas com algumas expressões faciais, ao invés de retomar a personalidade de uma francesa que ele já estava habituado, anterior àquela em que ela se pronunciara, disse que estava no "céu" e olhava para baixo, vendo sua futura mãe a tirar água de um poço. Instigado por aquele inesperado momento, Dr Joel sentiu-se levado para um universo rico de possibilidades. E confessou que, até então, nunca lhe atinara poder ou conceber que existiria esse tipo de vida...

Depois desse momento, o conceituado cientista canadense se debruça com afinco no estudo daquilo que chama "entre vidas". Lançou, junto com um jornalista, o livro: Vida Transição Vida, voltado para esse gênero de pesquisas. Aqui no Brasil, o livro foi lançado pela editora Pensamento. Final do século passado para o presente, outras obras vem surgindo sobre este período de nosso processo evolutivo.

Embora encontremos elementos descritos pelos pacientes convergentes com os ensinamentos espiritas, no tocante ao local onde os espiritos experienciam antes de reencarnar, não se deve estranhar a existencia de colocações que não seja a fim com o espiritismo, muito mais quanto à forma do que quanto ao fundo, o conteúdo, que é o mais importante. O planejamento das reencarnações ali se encontra presente nos depoimentos dos pacientes, bem como as chamadas ligações cármicas entre os fatos que ocorrerão na futura vida na carne e alguns dos personagens que hoje povoam a vivencia da pessoa. Tudo bem dentro dos mesmos ensinamentos aos quais estamos habituados. Outras formas de descrever os ambientes que a alma se encontra são descritas. Devemos levar em consideração diversos outros elementos que contribuem para nuances diferenciadas nas descrições:
1) Realmente existem outros elementos que não foram, talvez, ainda descritos na literatura espirita, o que não quer dizer que não existam. Aliás, os ensinamentos espiritas, como já abordamos aqui, não são trazidos apenas nos centros espiritas ou dentro do movimento espirita. A revelação é universal.

2) Componentes constitutivos do psiquismo dos depoentes influenciam as informações.

3) Até a cultura religiosa não deixa de exercer pinceladas em várias visões da vida após a morte.

Há, porem, uma enorme convergencia de elementos. Em geral, percebemos a mesma verdade advindo de fontes diferentes. No meio espirita, por exemplo, devemos ter cuidado para não cristalizar as idéias, não desenvolver uma hortodoxia mental que nos impeça de contatctar novas informações ante a progressividade do espiritismo, de conformidade com a evolução dos seres humanos. E dentro disso, não esquecer o crivo da razão e do bom senso para não confundir abertura mental com aberrações da fantasia ou exotismo e bizarrices que não se coadunam com a elevação desses mesmos ensinamentos. Quando se fala em cidades espirituais, pensamos logo nas estruturas de algo como Nosso Lar. Mas, será que todas as cidades ou comunidades espirituais seriam configuradas da mesma maneira ? As diversas condições vibratórias, refletindo dimensões diferentes, por si só já nos indica que há uma gama infinita de realidades a esse respeito, bem como sobre outros temas que nos são caros. O filtro do equilíbrio, no entanto, nos solicita a fixação, temporária sobre Nosso Lar, pela maior proximidade com nossa realidade humana. É uma cidade localizada nas proximidades do planeta, na verdade, ainda nas regiões umbralinas embora em sua condição mais sutil. Cidade de transição, guarda diversas das expressões dos elementos que conhecemos na Terra, o que representa uma benção face à dificuldade maior que teríamos se dessemos de cara, após a morte, com toda sorte de realidades muito alem de nossa capacidade de compreensão.

E assim, sob o ajuste do Mundo Maior, vai caminhando a humanidade. Os terapeutas na Terra não só vão constatando a reencarnação, bem como iniciam a mergulhar sobre o hiato entre uma vida na carne e outra. O que brotará dessa nova etapa antevejo como importantíssimo para saúde humana, bem como para sua evolução espiritual. Aguardemos com serenidade os próximos passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário