Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O DESAFIO À ALTURA DA MENSAGEM

Tenho encontrado amigos que me indagam por que não conseguimos estar à altura da mensagem espirita. A abordagem se relaciona à dificuldade que tem os centros espiritas em se transformar em núcleos ativos, dinâmicos, intensos em suas atividades. Sim, é verdade que ainda estamos distantes da grandeza  dessa extraordinária mensagem, no entanto, o fato de já reconhecermos isso é um passo significativo para alterar a postura. Ruim é quando continuamos no marasmo, sem viço, quase funcionando mecanicamente, sem frequentadores ou trabalhadores e não nos damos conta do problema. Reconhecer que temos um manacial riquíssimo a ser trabalhado pelas nossas instituições implica estar disposto a enfrentar o desafio da adequação, da dinamização e estar disposto a renovar.

Penso que é decisivo nesse mister investirmos sempre mais no exercício do afeto. Impregnarmos nossas casas com a energia do amor efetivamente sentido, é vital. As pessoas podem sentir se este ou aquele ambiente tem uma atmosfera condizente com a proposta espirita. E isso pode ser alcançado se calarmos tantas dissenções eapostarmos no trabalho guiado pelo sentimento mais nobre. E essa não é uma tarefa para anjos. Nós poderemos realizá-la.

O volume sempre crescente de sofredores que aportam em nossas casas e mais as lutas íntimas de nossos próprios trabalhadores está a solicitar um olhar de atenção e afeto à todos nós. Interessante como, às vezes, nos desdobramos para socorrer dezenas de vidas que nos chegam à instituição ou junto à comunidade que cerca a casa, no entanto, muitas vezes, não lembramos que os tarefeiros tambem tem suas dores e angústias, limitações e provas. Claro que eles tem o conhecimento espiritual como ferramenta a lhes ssustentar as forças perante os desafios, porem, isso não nos exime de ser solidário, de praticar a caridade do irmão de ideal ou de socorrer conforme a recomendação : "Conhecereis meus discípulos por muito se amarem."

Onde predomina o desentendimento é porque escasseia o amor. Onde pulula "disse me disse", precisa-se de trabalho... não deixa de ser um convite para avaliarmos como estamos procedendo para com a doutrina que nos aquece a vida e o coração. E não é esperar que o centro viva a mensagem. Nós somos o centro, não nos esqueçamos, não é mesmo ? assim fazendo, creio, estaremos ficando à altura da mensagem que nos foi entregue como benção dos céus.

2 comentários:

  1. Nem sei como falar isso, mas vou tentar, Já que tens conhecimento disso, adote- me para ser uma serva do senhor no centro onde trabalhas, ajudando-me a curar-me, estudando a doutrina, fazendo o tratamento que for necessário, moro em Piedade, tenho disponibilidade, só me falta o professor, o doutor, o pai amigo encarnado que me aceite como aluna e funcionaria que queira me dar um pouco de atenção, seja lá, qual for a série ou o serviço. Preciso trabalhar para Deus!!! naravasques@globo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo!!! Não sei se estou certa+ esta
    frase "Conhecereis meus discipulos por muito se amarem" já disse tudo.Cada casa tem sua maneira
    de trabalhar,os tarefeiros precisam doar-se
    verdadeiramente aos trabalhos através
    do amor, da fé,união, humildade e simplicidade.
    Acho que tendo tudo isso qualquer casa espirita
    funciona maravilhosamente. Outra coisa nós
    ainda não somos seres perfeitos, estamos aqui
    aprendendo, quem não tiver pecado que atire
    a primeira pedra, então vamos sempre nos
    lembrar do Evangelho de Jesus porque lêr é
    muito importante +++ importante é colocá-lo
    em prática,é isso que eu,e tantos outros
    devem fazer porque esse é que o verdadeiro
    caminho, nos tirando da porta larga, e nos
    colocando na porta estreita que é o da
    salvação.Fred não sei se estou certa, as vezes
    fico temerosa de comentar, porque não sei se o meu raciocinio condiz com o que está escrito,
    quando não estiver pode puxar minhas orelhas ok?
    Amigo muita paz!!!! E muita luz!!!!

    ResponderExcluir