Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

A BELEZA DOS ESSENIOS E O ESPIRITISMO II

Os essenios pertenciam a  uma ramificação dos judeus. Uma das principais junto dos saduceus e fariseus. Na verdade, parece-nos que era a ramificação mais espiritualizada. Preferiam o isolamento pois acreditavam que o contato nas cidades havia maculado a pureza dos ensinamentos dos céus. Recolheram-se em diversas comunidades em locais ermos e dedicavam-se a plantação de hortaliças e plantas medicinais ( onde eram mestres ), trabalhos com argilas ( com objetivos curadores) e pecuária. Guardavam silencio pois criam que a palavra era de tão nobre valor que não poderia ser desperdiçada com assuntos vãs, fúteis, banais. A voz, para eles, poderia até mesmo curar. Acordavam antes do sol aparecer, tomavam um banho em água fria pois valorizavam bastante a água, relacionando-a com todos os movimentos da vida. O líquido tambem era utilizado com fins terapeuticos ( nossa água fluidificada) através da imposição das mãos. Sempre oravam nas refeições e se recolhiam para o repouso logo no começo da noite, após os estudos das escrituras sagradas.

Os papiros descobertos nas cavernas de Qumram nada dizem de uma possível estada de Jesus entre eles. As evidencias seriam de que o Mestre não teria feito parte da seita. Essa idéia nasceu pela identificação dos ensinamentos e características de cura exercida por Jesus. Pessoalmente, alem dessas informações históricas que não fazem qualquer referencia da presença do Cristo entre os essenios, creio ser mais condizente com os fatos e a lógica, o que nos informa a obra psicografada por Corina Novelina, do espirito Eurípedes Barsanulfo, " A Grande Espera", que nos traz a informação de que Jesus era esperado pelos membros da seita e teria tido, sim, um contato com eles quando aida adolescente mas, ensinando e redirecionando os serviços realizados pelos esssenios. Se Jesus hovesse feito parte do grupo, por qual razão esses documentos ( milhares deles ), que engloba séculos antes de Cristo até a década de sessenta D.C., não fala nada à respeito ? Muito estranho, não ?

"Antes da Terra ser, Ele já Era", ou, "Meu corpo eu tomo e retomo a hora que quero..." são expressões que indicam não haver qualquer coisa para ele aprender entre os "terapeutas", ao contrário, teria o que lhes ensinar. Acho perefeitamente cabível esse contato do Senhor mas sem que isto representasse uma adesão formal ou iniciática por parte do governador espiritual do nosso planeta. Mas, sinceramente, tambem não acho que, se Ele tivesse tomado parte do grupo, isso não o diminuíria e muito menos acho relevante o fato.

Pelo postado acima creio que dá para perceber a profundidade dos ensinamentos dos Essenios. Estavam muito alem do seu tempo. Oficialmente, eles desapareceram por volta dos anos 70 após o Cristo, destruídos pelo cerco e perseguição dos romanos. Existem algumas hipóteses não devidamente averiguadas de que alguns dos seus membros teriam conseguido fugir dos massacres e chegado à Índia. Nada comprovado. Ainda assim, não teriam ido alem. Falam que alguns grupos na atualidade, em alguns países, reviveram os seus ensinamentos e se consideram essenios modernos. Pesquisem na internet e busquem livros à respeito pois acho que vale à pena. E recomendo o belo livro A Grande Espera para todos voces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário