Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 24 de julho de 2012

ANIMAIS TEM CONSCIENCIA

Esta semana o mundo recebeu uma informação da ciencia que pode alterar significamente a relação dos seres  humanos para com os animais. Segundo 25 neurocientistas de todo o planeta, foi constatado pela ciencia de que os animais tem graus de consciencia, portanto, sofre, sente dor e prazer. estes grandes representantes da ciencia assinaram um documento atestando o fato. Em entrevista, o neuro cientista canadense, Philipi Low, discorreu sobre o efeito dessa constatação. Ele afirmou que isso pode e deve mudar a maneira como nos relacionamos com os animais. particularmente, o canadense disse que já teve início em si mesmo essa transformação. Passou a olhar com outros olhos os animais e já propõe que não se mate os animais nas pesquisas em laboratório: " Não se deve tirar a vida para estudar a vida". Para ele, a partir desta constatação, deve-se usar as tecnologias mais avançadas para que os animais em laboratório não precise sofrer intervenções muito invasivas. Philipi Low disse, ainda, que passou a levar em consideração a possibilidade de se tornar vegetariano.

Para nós, espiritas, não há novidade na descoberta dos cientistas. Já sabíamos disso. Os animais são princípios espirituais em processo de evolução em direção à humanização. Tem níveis de consciencia, desenvolvem sentimentos tanto pela prole quanto pelos seus cuidadores ( palavra mais adequada que dono ). É a transição, amigos. Esperamos que essa constatação dos neurocientistas abram caminho para um melhor tratamento aos nossos irmãos em estágio no reino animal. O livro dos espiritos nos solicita tratemos a eles, que nos veem como especies de deuses, com carinho, zelo e amor.

Na entrevista do canadense apenas lamento que ele permaneça com uma visão organicista, material, do ser humano, à ponto de afirmar que, sendo constatado que os mesmos mecanismos que "produz" a consciencia no homem, o faz nos animais, como se fosse o cérebro o originador da consciencia. Esta, segundo o Dr. Low, seria um epifenômeno do cérebro. Ainda bem que outros cientistas já questionam essa concepção, entendendo que os fenômenos como EQMs e outros evidenciam que mente e cérebro são coisas distintas. Bom, em todo o caso, olho com emoção para Apolo, querido companheiro das noites silenciosas da minha casa. O respeito por ele só cresce. E nem precisava os cientistas terem assinado esse documento para que eu visse, todos os dias, a inteligencia e o afeto que se irradia dele.

2 comentários:

  1. Boa tarde amigo Fred,

    Espero que com essas declarações a humanidade em geral passe a respeitar e cuidar mais de seus animais, é um absurdo a quantidade de animais abandonados e maltratados por seus "donos", seja pq estão doentes, estarem velhos ou pelo simples fato de não "terem raça defenida".
    Muitas vezes sou muito criticada até pelo meio espírita por me dedicar à causa de proteção animal, pois muitos falam que o tempo que dedico resgatando e cuidando de animais doentes e a busca de um lar que possa protegê-los e ama-los (como nossos irmãos, pois somos filhos do mesmo Pai), eu deveria me dedicar a crianças e isso acredite me deixa muito confusa.
    Será que eu realmente estou errada? Será que, o que eu faço tá errado pros olhos da Espiritualidade e pra Deus? Mesmo fazendo tudo isso por AMOR? Tenho tantas duvidas com relação a esse assunto.
    Peço desculpas, mas pra mim seria muito importante se você me desse sua opinião, caso possa. Desde já te agradeço pelo blog e que Deus te ilumine sempre amigo.

    P.S: Estarei no Seminário do Teatro Deodoro – Maceió.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao minha querida, voce nao esta errada. tme quem cuida das nossas crianças e dos nossos velhos. ha tambem quem cuide do planeta. ja penso se todos nos apenas cuidasse das crianças? o resto seria um caos. continue cuidando de quem ja fomos.
      felicidade.
      Alberico Agripa
      Albericoagripa@hotmail.com

      Excluir