Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

O GRANDE EMBATE

Todas as religiões, de maneira direta ou indireta, fazem referencia sobre o embate que se trava no planeta entre os interesses da luz e os das sombras. É fato. E o espiritismo, de forma mais profunda, esmiuça esse embate. A Terra, nosso "Aníbal Bruno" cósmico ( me refiro ao presídio masculino aqui em Recife), retem uma zona de intensificação desse embate entre os que permanecem nos graves equívocos das sombras e àqueles que estruturam atividades para concretizar a implantação do reino de Deus na face do planeta.

Muitas vezes somos ortodoxos em nossa visão, estreitando concepções e não compreendendo o funcionamento da grande lei, sobretudo em mundos como o nosso, marcado pela presença de inúmeras almas vitimadas pelos sentimentos mais torpes e que servem aos propósitos dolorosos das trevas. Isso faz com que muitos subestimem o poder de organização das sombras e acreditem que simplesmente eles não conseguem algum resultado por serem...sombras.

Essa análise é lamentável pois nos impede, a nós, que nos conjugamos aos esforços do auto esclarecimento, agindo uns mais, outros menos, na tarefa de esclarecimento da humanidade, de traçar estratégias mais consistentes de crescimento individual e de colaboração à implantação do reino de Deus na face da Terra. Se analisarmos a história da humanidade, verificamos como as sombras sempre interviram nos processos históricos, marcando com fatores dolorosíssimos, a caminhada da civilização. E esses processos foram desencadeados pela organização que combate a presença da luz. A Inquisição, onde foi elaborada ? E os papas que selaram as portas do túmulo, impedindo o fluxo da dimensão espiritual para com a Terra, cerceando o sentimento mais claro de imortalidade na cristandade, onde teria nascido essa idéia ? E os diversos movimentos políticos que desenbocaram em guerras horríveis, como as duas grandes guerras mundiais, intentando implantar a governança mundial através da hegemonia germânica, onde achamos nós que isso brotou, de maneira sistemática e tão bem pensada, favorecendo a ascensão do Partido Nacionalista Socialista da Alemanha, minúsculo, tendo à frente Adolf Hitler, antes apagado cidadão, doente e sem maiores perspectivas ?

As sombras possuem ainda espaço de atuação no planeta face as sintonias construídas no contexto moral da nossa coletividade. É claro que, em todas essas interferencias das sombras na trajetória terrena, o Alto, quando chegara o momento, se fez sentir com todo o seu poder, alterando os planos sinistros.  Isto custou, no entanto, antes, marcas dolorosas com terrível derramamento de sangue. Óbvio que a sabedoria da Lei termina por utilizar nossa ignorância moral para o aprendizado e o resgate dos débitos anteriores. Não nos esqueçamos, porem, que muitas dores poderiam ter sido evitadas e o caminho, necessáriamente, não teria que ter sido o trilhado. O livre arbítrio comanda o processo. E como sabemos que quanto maior a iluminação do ser mais ampla sua liberdade, claro está que nossa abordagem se refere à liberdade de atuação do mal dentro da faixa da experiencia do mundo, compondo, então, instrumento de maturação para o avanço evolutivo do ser humano.

Os agrupamentos ligados à mensagem de renovação da humanidade devem servir com alegria sem esquecer, no entanto, a vigilância e a consciencia das condições, ainda propícias, para as falanges do equívoco interferirem nos escaninhos dos acontecimentos humanos, naturalmente, dentro de certos limites. A luta permanece árdua. A batalha ainda terá desdobramentos. Tenhamos a certeza, no entanto, de que a lei do progresso é inexorável e os planos do Mais Alto, os planos de Deus, se concretizarão. Precisamos contribuir, com o nosso quinhão, por mais simples que seja, para a concretização das diretrizes do bem, a partir de nossa própria renovação, propagando de maneira racional, inteligente e amorosa, as idéias da imortalidade do ser humano, com toda a beleza e amplitude detalhista preconizada pelo espiritismo. Esta é uma hora difícil, é verdade, na história da Terra, mas é, tambem, um momento de beleza ímpar, de oportunidades luminosas e de esperanças resplandecentes em nossos caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário