Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 26 de agosto de 2012

INQUIETAÇÃO DO PROGRESSO

Há uma inquietação poderosa que jamais deve se apagar de nossos passos. A civilização necessita dela. Sair dos estágios depende dela ser exercida em sua altivez. A inquietação sadia, aquela que move o mundo. As leis se aperfeiçoam, os seres humanos mudam, as paisagens se alteram. Tudo progride. A energia transformadora da vida percorre cada traço de nosso ser. Mais respeito à alma humana. Mais respeito à todos os seres viventes.

Em cada etapa alcançada, precisamos entender que os valores da agressividade, aqueles falsos valores do poder, das posses, do materialismo, estes não proporcionaram e nem proporcionarão felicidade e harmonia à civilização. Cada vez mais o que é invisível, o transcendente, se impõe, e fala uma linguagem diferente da que estávamos acostumados. Como ficar indiferente à sua força ?

Parar e começar. Sem receio do novo, do diferente. O ser humano guarda resistencia contra o que transforma, vê como ameaça ao que domina. Porisso, tanta dificuldade, tanta lentidão nas mutações que necessitamos. Ao mesmo tempo em que está aberto às mudanças, pondera e analisa. Não haverá mudança por mudança. Há o que não se deve mexer, pelo menos agora. E há o que nada acrescentaria na trajetória. O discernimento se desenvolve com as experiencias e a boa vontade do ser. Capacidade de separar o joio do trigo, a erva daninha da planta tenra. Eis a beleza da trajetória, o mérito conquistado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário