Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

NOTA SOBRE ECONOMIA , PARA REFLETIR

Saindo um pouco de nossa seara tradicional, leio agora que o Chle está crescendo a 5, 4 %, portanto, com grande vigor, enquanto o México cresceu, neste trimestre, 5, 5 %. A China vai com cerca de 7, 7% e a India deve crescer o seu PIB em cerca de 6%. Outros páises vem crescendo bem, enquanto o Brasil, segundo especialistas, reduz a cada dia, sua previsão de crescimento, que já está em parcos 1, 7%, com viés para baixo. Dizer, simplesmente, que é a crise é esquecer que estes outros países tambem existem no mesmo planeta e estão sujeitos ao mundo globalizado tanto quanto nós.

Li agora há pouco, entrevista do ministro Guido Mantega dizendo que o Brasil será o primeiro a sair da crise. Acho que ele está precisando se informar, para saber que vários países já estão saindo da crise faz muito.... precisamos é rever algumas coisas e investir onde se necessita. A educação, por exemplo. E acabar com uma cultura devastadora para qualquer nação: a corrupção. Isso faz parte da regeneração.

3 comentários:

  1. A governo militar brasileiro conseguiu destruir a boa educação pública que o Brasil tinha. Exilou o grande pedagogo cristão Paulo Freire - que é aclamado no mundo inteiro, mas esquecido aqui - e quebrou os ossos(pernas e braços) de Anísio Teixeira, fundador da UNB, por acreditarem que a educação não-militar é algo subversivo. Uma geração de milhões de jovens tiveram seu futuro ceifados pela atitude impensada de alguns militares brasileiros. Lamentavelmente se comprometeram a sua caminhada espiritual....

    ResponderExcluir
  2. Interessante que para não explorar as suas contradições e erros o mesmo grupo político, que representa a herança política da ditadura, procura sistematicamente colocar o mensalão do PT como a fonte de toda a corrupção no país. Na época do competente ex-presidente Fernando Henrique Cardoso havia várias formas de corrupção e não existiam denúncias, daí agente imagina o que acontecia... . O flagelo da corrupção tem se exibido nas mais váriadas mesadas e esquemas como a de Brasília e goiás(DEM, demóstenes torres e caichoeira) e Minas Gerais(Eduardo Azeredo, PSDB) etc. O que me causa temor é o fomento do rancor e do ressentimento a quem fez por onde chegar ao poder - através de meios democráticos e não autoritários. Não conseguem superar as suas próprias limitações - e a corrupção é uma delas - optando por alimentar ressentimento contra os outros(PT, por exemplo) ao invés de efetuar a reforma íntima necessária.

    ResponderExcluir
  3. A reforma intima é de caráter pessoal, requer uma coragem hercúlea, para encarar a face da nossa mais intima verdade.
    Em todas as épocas da humanidade a política desempenhou papel relevante nos acontecimentos que mudaram a historia da humanidade, homens, mulheres, jovens, famílias foram dizimadas com as decisões equivocadas de déspotas. O totalitarismo usurpou consciências e retardou o progresso cultural, cientifico e humanitário do planeta.

    Os acontecimentos verificados no novo mundo desde sua descoberta foram frutos de decisões unilaterais nas tentativas de expurgar o velho mundo das mazelas sociais, enganos e mais enganos sucessivamente cometidos, que originaram outras tantas injustiças sociais, ódios e ressentimentos transmitidos como heranças ao longo dos tempos.

    Com o aperfeiçoamento das ciências e liberdade de pensamento, uma nova luz fez-se no mundo, mas ainda assim, os mesmos erros do passado voltaram a ser cometidos, com outros “apelidos” (Capitalismo e Socialismo), duas feras adversárias entre si e adversárias da humanidade (Guerra Fria), e mais uma vez criou-se no cenário do mundo uma divisão, e novos crimes, aqueles que pediam perdão de um passado não muito distante, foram revividos, ressuscitados pela incapacidade de perdoar, originando outras novas e velhas vitimas.

    Todos erraram, todos voltam a errar, mas acima de todos os nossos erros, está nossa capacidade de aprendizado com estes mesmos educativos erros.

    Já que a reforma intima requer um mergulho, vamos começar mergulhando na nossa memória recente, nos últimos 25 anos que tivemos em nossas mãos o “poder” de mudar através do voto o destino de nossa cidade, nosso estado, nosso Brasil.

    Reforma intima requer consciência, consciência busca o passado, e o passado (o presente também) é feito de fatos.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir