Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

iNDIA E PAQUISTÃO

Grande notícia. Os ministros das relações exteriores dos dois grandes países asiáticos assinaram acordo de cooperação comercial e cultural. E qual a importância dessa notícia? As duas nações, desde a independencia indiana, vivem em conflito. A rivalidade é estimulada pela disputa pela região da Caxemira. E as duas são potencias nucleares. Possuem a famigerada bomba atômica. O estado de tensão entre as duas infunde insegurança no planeta.

Sabemos o quanto as trocas comerciais contribuem para o clima de paz entre os povos. As relações nesse âmbito, com certeza, auxiliarão no que tange a consciencia de que somos interdependentes. E as relações culturais clareiam o espírito. Precisamos incentivar um maior intercâmbio entre todos os países. Nesses últimos 60 anos, essas relaçoes impediram conflitos mundiais, ou pelo menos, contribuíram para tal. A Europa, que vivia agasalhando em suas terras guerras regionais, viu praticamente desaparecer tais conflitos, sobretudo após a união européia. Enquanto os radicalismos políticos ideológicos fomentam as guerras, as relações comerciais e culturais promovem surto evolutivo.

Podemos contribuir para que a India e o Paquistão, assim como outros povos em litígio, encontrem a inspiração para a pacificação. A oração é força vibratória, é energia potente. As correntes de várias mentes vibrando pela paz e pela solidariedade entre as nações representam potencial de apoio indescritível.

Um dia, que esperamos seja breve, nossos irmãos muçulmanos radicais entenderão que a mortandade é a antítese da religiosidade e dos  interesses divinos, assim como, ao verificarmos um leve recrudescimento do conflito entre nossos amigos católicos e protestantes na Irlanda, torcemos para que tambem entendam a ineficácia e a incoerencia dessa atitude. Um dia colocaremos nos pórticos de todos os credos e de todos os núcleos de ciencia o dístico formoso e nobre: "Amai-vos uns aos outros".
 
Na transição que vivenciamos no planeta, saudamos mais essa aproximação entre a India e o Paquistão como importante passo para um mundo pacificado e melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário