Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O DESENVOLVIMENTO VENCENDO A GUERRA

Os meios de comunicação estão noticiando que as FARC - movimento guerrilheiro de esquerda, propôs conversações pela paz. O governo colombiano fez o mesmo movimento. Não sem tempo. A Colômbia vem em pleno surto de desenvolvimento econômico. Deverá crescer cerca de 7, 5 %. Já é, inclusive, a segunda economia da América do Sul. Ultrapassou a Argentina, ficando atrás apens do Brasil. O desemprego depenca e os salários vem melhorando cada vez mais. A área rural já não apresenta os mesmos bolsões de pobreza de antes, o que reduz o poder da guerrilha em recrutar jovens moradores, com o argumento de que melhorarão de vida com a implantação do regime socialista defendido pelas farcs. Abalada pela perda de homens e líderes ante a ação do exército colombiano, não encontra forças para prosseguir adiante. Isso é bom, para os colombianos e toda a América Latina.

Esperamos que os entendimentos prevaleçam. Os membros das Farcs percorram o caminho do debate político e não  o derramamento de sangue, anacrônico e injustificável. E que nunca deu certo na história da humanidade. A própria Colômbia dá um exemplo disso. O trabalho, o comércio, a produção e o entendimento produzem o progresso. Uma sociedade não pode se tornar justa com divisões fratricidas e manchas de sangue de irmãos nas roupas de cada um. Não se pode defender uma idéia bela com a fealdade da violência, do arbítrio, dos sequestros e, muinto menos, com o tráfico de drogas. Mais uma boa notícia para o nosso tempo de mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário