Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CIDADES

Estamos às vésperas de mais uma eleição municipal. Escolheremos prefeitos que irão assumir a responsabilidade, como funcionários da sociedade ( no caso, a municipalidade), de gerir nossas cidades. A importância de suas funções não é pequena. Vivemos nas cidades. As urbes precisam ser lugares com capacidade de se reinventar, assimilando e equacionando, da melhor maneira possível, os problemas do aumento de suas populações e consequentemente das dificuldaes relacionadas a mobilidade, saneamento básico, cultura, lazer, educação, saúde e segurança. Qualidade de  vida implica em valores que extrapolam esses fatores ( que tambem compõe a lista dos fatores de qualidade). Passa por aspectos espirituais, de se sentir seguro, vivendo num ambiente agradável, etc.

Muitas de nossas cidades são, apenas, um amontoado de gente vivendo estressada, angustiada, atormentada pela sobrevivência e com quasse nenhum acesso à cultura , lazer de qualidade e sem ambientes tratados com beleza, esmero e suavidade. Falta planejamento e execução deste planejamento urbano, valorizando áreas. Parques dignos deste nome poucas cidades no país possuem, onde as famílias possam passear, interagir. As cidades necessitam de áreas comuns de convivencia social, fortalecendo a proximidade de seus habitantes. Daí a importância de um prefeito e equipe criativos, idealizadores e executores eficientes, preocupados com os habitantes atuais e as gerações futuras, não as eleições futuras.

Já coloquei aqui meu pensamento de que as cidades devem ser feitas para as pessoas e não as pessoas para a cidade. Quando temos que dar um jeito de nos adaptarmos a um núcleo urbano que não dispoe de boa infra estrutura, de espaços saudáveis de convívio, algo está errado. Quando as cidades voltam-se para as pessoas, significa que elas se planejam ( melhor dizendo, são planejadas), para atender a todos esses fatores que norteiam uma cidade eficiente e adorável de se viver.

Neste domingo, dia 07 de outubro, possamos exercer nossa cidadania, enviando aos nossos candidatos a mensagem que desejamos uma cidade melhor, começando pela exigencia de que eles não esqueçam de serem éticos e dignos em suas elevadas responsabilidades para com a coletividade.

Um comentário:

  1. ESCUTEI HOJE NA www.radiosignifica.all13.net o seu programa ENCONTRO MARCADO SOBRE O TEMA: SEXUALIDADE, SEI QUE SOU SUSPEITA MaaaaaaaiS ADOREI.!!!

    ResponderExcluir