Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O MUNDO ESTARIA PIOR ?

Algumas pessoas, diante da informação que a Terra estari progredindo, caminhando para ser um mundo melhor, conforme a escala evolutiva, contesta essaa percepção pois, segundo elas, a terra, na verdade, estaria piorando. A sociedade convive, hoje, com muito mais sujeira moral que antes. A violência exarcerbada desmonta qualquer idéia de melhoria, segundo estes descrentes. Os graves distúrbios familiares, as drogas que devastam vidas e o sofrimento de bilhões de pessoas em todo o planeta, não proporciona qualquer concepção otimista sobre o nosso destino. estaria a Terra piorando ?

Não, não está. Há alguns fatores que necessitam serem levados em consideração nessa análise. E começamos pelo entendimento que há mais luz na face do mundo. Identificaamos mais miséria moral e física por que antes elas estavam escondidas na mais brutal sombra espiritual. Quando se faz mais luz, quando se clareia mais um ambiente, se passa a ver mais detalhes, a enxergar-se aspectos não divisáveis anteriormente. É exatamente a presença de mais luz que, paradoxalmente, nos faz enxergar a escuridão, o lixo moral que precisa ser estirpado da civilização e dos indivíduos. Não é o fato de se ter mais podridão. Ela está sendo descoberta. E desaparecerá, exatamente por isso.

Kardec, com muita lucidez, na obra a Genese, faz referencia de que, uma das características da transformação do planeta para melhor seria o surgimento de instituições, órgãos governamentais e internacionais, responsáveis pelo combate ao mal, às querelas sociais, aos deslizes morais. e, efetivamente, novas leis que coibem abusos, que pugnam pelo meio ambiente, que rechaçam ditaduras ou práticas bárbaras, todas como verdadeiros fóruns mundiais, significam que o codificador foi profético, visionário, pois previra isso no século 19. A descoberta escancarada do mal favorece o seu combate. É uma nova mentalidade que se constrói na civilização. Claro que há muito para se fazer e até as próprias leis avançadas ainda não são exercidas adequadamente, porem, caminha-se nessa direção.

Nunca se fez tanto bem como hoje em dia. Nunca tantos se mobilizaram para auxiliar como nesses tempos. Nunca se enxergou as mazelas da sociedade como a fome que vitima vergonhosamente à tantos quanto nos dias que vivemos. Paradigmas retrógrados são quebrados e um olhar mais de essencia do que de forma delineia-se em todos os campos da vida humana. As religiões são convidadas a buscar o espirito que vivifica do que ficar estanque na letra que mata. E há uma ansia de amar que permeia vidas e mais vidas. Temos, hoje, uma grande saudade de Deus, ainda que muitos não identifiquem isto. Mentes se mobilizam para entender o ser humano em sua imortalidade.

Não, o mundo não está pior e nem piorando. Nossa mente acostumada, na verdade, viciada nas notícias ruins, não consegue perceber esse movimento em nome das grandes verdades. Mas o progresso não se detem porque alguem não o perceba. Ele avança e se concretiza. É a Lei. A vitória da evolução é certa. O Bem é o vitorioso, de antemão.

2 comentários:

  1. obrigada por suas palavras, sou muito grata a vc Frederico. Foi vc quem me fez conhecer o espiritismo de uma forma pura e motivadora. se hj estou num trabalho diario para me tornar uma pessoa melhor, devo grande parte disso a vc. Tudo de melhor pra vc!! abraço











    ResponderExcluir
  2. Caro Fred.

    Como sempre oportuno e atual.Lendo sua postagem lembrei da mensagem de Bezerra (abaixo). Nela Ele também concorda que o nosso planeta nunca este tão imbuído de amor. Na mesma mensagem encontramos uma referência que não está para mim muito clara. Ele fala em Espíritos-espirítas. Poderia postar sobre o assunto.

    Agradeço imensamente.

    Esperança e fazer o bem sempre.

    Ruy
    Piaçabuçu-Alagoas

    A Grande Crise

    ...Jesus volta para convidar-nos à compaixão.

    Se não puderdes perdoar, pelo menos, desculpai aqueles que vos ferem, que vos magoam, e se não tiverdes forças para desculpar, pelo menos, permiti que a compaixão aloje-se nas paisagens tristes dos vossos sentimentos magoados.

    A grande crise moral da sociedade anuncia a era nova.

    Buscai ouvir, e escutareis em toda parte a musicalidade diferente de um mundo novo; fazei silêncio interior, e ouvireis a sinfonia dos astros.

    Tende a coragem, pois, de amar, em qualquer circunstância, por que se amardes somente àqueles que vos amam, mais não fazeis do que retribuir, no entanto, se fordes capazes de amar a quem vos alveja com os petardos terríveis da ingratidão, da ofensa, da perseguição gratuita, vosso nome será escritono livro do reino dos céus e uma alegria inefável tomará conta de vossos corações preenchendo o vazio existencial.

    Filhos e filhas da alma!

    Vossos guias espirituais acercam-se-vos, e em torno dos vossos pensamentos enviam mensagens de paz para diminuir a agressividade e a violência.

    Tornai-vos pacíficos no lar, no relacionamento, nas parcerias, no trabalho, na rua, no clube... Onde estiverdes mantende a paz, sendo pacíficos para vos transformardes em pacificadores.

    O mundo é o que dele têm feito os seus habitantes, mas, crede em mim, nunca houve tanto amor na Terra como hoje.

    A violência e a exaltação do crime ganham manchetes, vendem na grande mídia alucinando as vidas, mas nos alicerces da sociedade o amor é o paradigma que nutre as existências de milhões de mães e pais anônimos, assim como de filhos abnegados e estóicos que compreendem os mártires e os companheiros abnegados.

    Não vos envergonheis de amar!

    Na época da tirania o vosso amor é semelhante à terra que, exultante, arrebenta-se em flores como gratidão a Deus.

    Sois as divinas flores da humanidade agradecendo a Deus a presença de Cristo Jesus na Terra.

    Ide, ide na paz! Amai de tal forma que uma dor imensa de compaixão expresse o vosso amor para a vossa plenitude.

    É a mensagem dos Espíritos-espíritas que aqui estamos convosco neste dia dedicado à gratidão em nome do amor de Jesus-Cristo pelas suas ovelhas.

    Muita paz, meus filhos!

    Que o Senhor de bênçãos vos abençoe e permaneça Ele conosco hoje, amanhã e sempre.

    São os votos do companheiro paternal e humilde de sempre,

    Bezerra. (*)
    (Mensagem psicofônica através do médium Divaldo Pereira Franco, ao encerramento da sua conferência na Creche Amélia Rodrigues, na noite de 30 de setembro de 2012, em Santo André, (SP).

    A mensagem foi revisada pelo autor espiritual
    FONTE: REDE AMIGO ESPÍRITA.


    ResponderExcluir