Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

OS LIVROS ESPIRITAS E AS "NOVIDADES"

Qualquer pessoa minimamente informada sabe o quanto o mercado de livros espiritas vem crescendo, sobretudo em nosso país. Novos títulos aparecem diariamente e editoras parecem brotar do chão. Uma massa imensa busca com sofreguidão os postulados codificados por Allan Kardec.  Aí é que começa o problema: aquilo que se ganha em quantidade, tende,normalmente, a perder em qualidade.

Muito comum encontrarmos livros que nada mais são que repetições de tantos outros,muito pouco acrescentando ao conteúdo profundo da doutrina. Claro que, com isso, não estou a dizer que essas obras não ajudem ou consolem o próximo. Mutos repetem o conteúdo até em estilo elevado. A questão não é essa. O problema é quando informações sem qualquer substância doutrinária ou com informações duvidosas ganham chancela de verdadeiro best sellers. A maioria dos leitores ( não só na seara espirita ) não apresenta senso crítico ou o mínimo de conhecimento. Dessa forma, absorve o que está colocado como verdade inconteste.

Sempre procuro indicar às pessoas a leitura das obras clássicas do espiritismo. Isso dará firmeza e a orientação mínima para que o leitor consiga discernir as informações que a enxurrada das obras postas no mercado derrama sobre as mentes. E acredito que uma grande contribuição as instituições espiritas prestam ao espiritismo quando colocam em suas prateleiras, em suas livrarias, estas obras de qualidade, inclusive, orientando os frequentadores de seus pontos de venda a escolher os livros mais qualificados. Não se deve pensar apenas na vendagem . O principal é a divulgação dos elevados ensinamentos, com a consistencia própria com que nos foi entregue pelos espiritos superiores no século 19. Naturalmente, isto não quer dizer que só esses livros monumentos tenham qualidade. Muita coisa boa tambem aparece. A mente aberta é fundamental para acompanhar e entender o progresso. Observe-se, no entanto, a fonte. Há livros de pesquisadores de fenômenos espiritas maravilhosos. Existem obras atuais de grande conteúdo, abordando os princípios da religião natural. Mas, que a base não pode ser desprezada, ah isso não pode não, sob pena de criarmos dificuldades para nós mesmos, faltando, ainda, com a caridade para com o espiritismo, nnão o difundindo como se deve fazer.

4 comentários:

  1. Obrigado pelas mensagens de paz e amor que tens nos oferecido por tantos anos caro amigo do espírito. Que a feliz cidade que temos, o nosso condomínio de células, pelas quais somos responsáveis, se torne uma fonte de alegria, que as luzes que vem do alto por meio dos anjos celestiais se difundam com harmonia, oferendo o equilíbrio necessário para nossas jornadas. Que o bálsamo confortante e renovador da boa nova nos torne espíritos mais felizes, conscientes dos potenciais maravilhosos a todos ofertados pelo senhor da vida. Que a felicidade seja bem sentida, bem vivida e compartilhada com todos os que nos cercam, nos buscam. Que possamos sorrir mais, deixando as bençãos de Jesus nos revigorar, nos acalmar as angústias devido a procura pelas coisas que não precisamos. Nesta intensa procura pelo outro, nos esquecemos de procurar por nós mesmos, pelas nossas energias, nos limitamos, queremos que os outros façam o que nos compete. Deus nos oferece a todos os instantes as possibilidades de criarmos as condições necessárias para nossa evolução, para o alto, para a paz, sublimando sentimentos, amando um tanto mais, servindo a quem precisa mais do que nós. Apesar de sermos pequenos, ainda longe de um grão de areia, podemos fazer tanto, podemos iluminar tantas consciências, a começar pela nossa, despertando para nossas responsabilidades no campo do pensamento, emitindo pensamentos de bondade, de perdão, de amor. A doença é apenas um desequilíbrio do espírito a se refletir posteriormente , e as mais das vezes imediatamente no corpo somático. Desprezamos por tanto tempo as riquezas espirituais, não deixemos para depois o amor que nos procura e que encontra as portas do sentimento fechadas, deixemo-lo entrar, nos envolver em vibrações de paz indescritível. Obrigado senhor da vida, pelas vidas abençoadas destes queridos irmãos que nos favorecem estas mensagens luminosas, que possamos aprender sempre com eles, espíritos que na carne nos ensinam como viver, vivendo como se já estivéssemos mortos, ou melhor, vivendo a vida do espírito, mesmo vivendo ligados à carne, vivendo e nos sensibilizando a alma para o que realmente importa, o que poderemos colocar na "mala" que poderemos carregar para nossa viagem em direção à imortalidade, o amor que cultivamos, o bem que fazemos, nos esquecendo dos distúrbios que nos atrasam a caminhada. Obrigado Fred por tantas mensagens de amor e paz! Que Deus te abençoe hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  2. Fred..te convido a participar do Facebook...Minha pagina lá é: http://www.facebook.com/esmeralda.gardens..não mando convite a seu e-mail..pq não o tenho. Tuas postagens são lindas e no Fecebook tem muitos Espiritas como eu. Seria edificante o conteudo de tuas escritas e teus ensinamento por lá. Aceita, por favor!

    ResponderExcluir
  3. Faço minha as suas palavras e acrescento que, só através da leitura atenta e criteriosa das obras que são lançadas no mercado, o público (e aí eu me refiro ao público espírita uma vez que este deve estar munido do conhecimento doutrinário) passará a não divulgar ou expor aquelas de conteúdo duvidoso, induzindo assim os autores a rever a veracidade da fonte de tais informações, muitas vezes trazidas de forma mediúnica, criando neles maior responsabilidade para com a Doutrina, para que esta não venha a ser desvirtuada como aconteceu com o cristianismo primitivo. Todos nós temos a obrigação de não incorrermos nos mesmos erros do passado.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir