Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

"PERTURBAÇÃO " DA LUZ

Pode a luz causar perturbação ? sim, isso é fato. Especificamente, quando a criatura é tocada pela luz transformadora, sua postura ante a vida, suas atitudes, diferem imensamente do que se chamaria "convencional". A sociedade humana, conquanto tenha avançado em diversos aspectos, ainda não alcança o poder transformador que a luz desencadeia no ser. Claro que me refiro a uma transformação efetiva, fruto de uma alteração da consciencia. Ela se expande  e os padrões se alteram. Muitas vezes, essas almas não são compreendidas em sua visão mais avançada e em sua ansia de amar. Mesmo que em nome de uma moralidade, a perplexidade da sociedade ou de indivíduos que rodeiam esta pessoa transformada muitas vezes desencadeia mal estar e desentendimentos.

Não será um pouco  desse fato a razão da expressão utilizada por Jesus no capítulo referente à moral estranha, ao dizer: " Eu não vim trazer a paz mas a espada ?". Ele viera trazer o fogo purificador. E suas atitudes abalam as convenções sociais. Quando citamos o abalo das convenções, não me refiro ao escândalo social ou as bizarrices com o único objetivo de provocar espanto no corpo da sociedade. Às vezes, almas pequenas tambem chocam a sociedade mas através de padrões inferiores, de pura e simples rebeldia, não porque estejam alem, na vanguarda da humanidade.

Muitos que viveram o fenômeno conhecido como EQM ( Quase Morte ), transformam-se de maneira encantadora e assustadora. Tornam -se pessoas mais seguras, afirmativas, idealizadoras e realizadoras. Desenvolvem uma ansia de ser útil à coletividade e alcançam uma consciencia transcendente, perdendo, inclusive, o medo da morte. Sabem de sua imortalidade.

Há um número acentuado de pessoas que despertam para a espiritualidade. E formam um verdadeiro exército que, cada vez mais, ousam fugir da mesma visão limitada, rotineira, materialista, que grassa na civilização ainda. E recebem a ajuda de novos indivíduos, hoje crianças, que trazem valores poderosos, convidando o corpo coletivo para alcançar mais ampla beleza da vida e horizontes mais vastos, embebidos em luz. Estão em vários seguimentos sociais, em seus diversos estratos, e em todas as religiões. Erguem projetos de espiritualidade, sem vinculação às religiões tradicionais e estabelecem o amor como suas expressões de religiosidade. Sabem que não há espiritualidade profunda sem amor, e não existe a força deste se não se transformar em ação junto à coletividade.

Sim, a luz causa um tipo de "perturbação". Os mecanismos das sombras tremem ante o farol que clareia o lixo moral e emocional. A luz devassa cada meandro do planeta e invade cada pedaço do espirito, exuldando uma dinâmica incomparável. A feliz perturbação da claridade. O doce agulhão do bem, que fustiga a alma e a impulsiona, tirando-a da acomodação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário