Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 28 de outubro de 2012

SECA

A parte que me entristeceu um pouco neste final de semana foi a terra ressequida, esturricada, no sertão potiguar. Paisagem de seca terrível. O gado magro procurando comida e água. A caatinga caracterizada na paisagem. Calor intenso. Parecia que eu estava num bolsão de ar quente. O que aliviava tudo isso era o carinho, a ternura, o extremado afeto dos parelhenses. Em Currais Novos, um público fantástico abarrotava o auditório da instituição. E  em Frei Martinho, já na Paraíba, a alegria contagiante dos amigos de lá empolgava-me. Alem do mais, estavam presentes, bem como havia ocorrido em Parelhas e Currais Novos, caravanas de várias cidades da região. O sol inclemente apenas iluminava com mais esplendor, nassas almas, nossos sentimentos. Só posso dizer : Obrigado, amigos do Seridó. Voces clarearam este final de semana e mostraram com que abnegação devemos servir ao Cristo.

2 comentários:

  1. Bom dia Fred, tambem ja tive oportunidade de ir ao sertão e ver a triste situação de quem vive em regiões com falta de água.
    Pessoas que se esforçam pra carregar agua na cabeça, senhoras de idade que deveriam não passar por isso.
    O Brasil tem dinheiro suficiente para solucionar estes problemas, lamentavel que alguns politicos usam em interesses propios pois se usassem para cavar poços artesianos profundos acredito que mudariamos este quadro lamentavel de um povo humilde, honesto e que espera por pessoas serias e moralizadas no governo para mudar este quadro.
    Ja tive oportunidade de tirar com a familia pessoas com cancer em casa de barro para buscar internamento em hospital aqui em recife. lugar onde nem eu imaginava que habitava pessoas. Situação de doença e pobreza crianças magras sem aconpanhamento medico etc.
    Enquanto isso muito dinheiro é desviado e temos penas ainda muito brandas para estes politicos porque enquanto desviam milhões para viver no luxo, pessoas como estas vivem em estado de miseria, então que deveriamos ter uma reformulação em nosso codigo de leis para que fiquem mais rigidas e sem brechas para advogados que buscam meios para relaxar a prisão destas pessoas que deveriam estar fora do governo.
    É uma situação que realmente vendo o desvio de verbas publicas em quantias absurdas ficamos a imaginar se este dinheiro q foi desviado fosse investido nessas pessoas sera que teriamos sÊca?
    sera que teriamos pessoas idosas carregando balde de água por quilometros ? muitas vezes ja com problemas sérios na coluna e sentindo dores fortes nas pernas mas mesmo assim lutando para sobreviver e criar sua familia e sem contar com os animais morrendo.
    fica ai amigo Fred uma reflexão para quem quiser expor algum comentario sobre o assunto.
    muita paz.

    ResponderExcluir
  2. O crime que deveria ser punido com mais severidade/rigor são os de colarinho branco, que causam imensuráveis danos sociais. As consequências são gravíssimas! O problema é que no Brasil há o habitus funesto dos legisladores de legislar em causa própria. É lamentável que um dos maiores problemas que enfrentamos no país está na corrupção e nos desvios de dinheiro público... Fazem do bem público algo privado. É a herança lusitana do exercício patrimonialista do poder. Nossa... isso me causa uma revolta íntima. Dói na alma, não só minha, mas de todos os brasileiros que têm a sua dignidade atingida por essas “ervas daninhas” sociais, que a todo o momento burlam a Constituição, Lex Fundamentalis, do nosso país, e ficam impunes. Enquanto muitos “ladrões de galinhas” estão presos. Percebam a proporção?! Sinceramente, não sei mais o que se entende por princípio da equidade. Pessoas e animais morrendo de inanição com a seca... quer morte mais terrível que essa?! A morte mais lenta que existe... E o dinheiro que deveria ser usado para sanar esses problemas, sendo utilizado em proveito próprio de alguns para finalidades fúteis, torpes. É tanta desumanidade... tanta perversidade! Homicidas por negligência/omissão! Percebam o que reza o art. 1º da Declaração Universal de Direitos Humanos: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”. Palavras belas, mas vazias na aplicabilidade, infelizmente. Onde estão os Direitos Humanos frente ao quadro aterrador das secas? Momento de silêncio... Veio-me a Copa de 2014 em mente... Qual seria a função social da Copa mesmo? Bilhões de reais gastos e desviados para quê mesmo? Com tantos problemas sociais... É a velha história do Brasil e o resgate histórico da política romana do pão e circo: vamos nos vestir de verde e amarelo e mascarar as mazelas sociais as quais enfrentamos, pelo menos por alguns dias... E o pior que isso ainda cola.

    ResponderExcluir