Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

AINDA A LITERATURA ESPIRITA

Assisti um vídeo em que o Raul Teixeira, dos mais prestigiados oradores espiritas da atualidade e que recupera de um AVC, faz judiciosas e precisas colocações à respeito das muitas obras psicografadas que inundam o mercado editorial espirita na atualidade. Já fiz uma postagem sobre o assunto aqui no blog. Dentro daquela assertiva de que o que se ganha em quantidade tende-se a perder em  qualidade ( poderia não ser assim ), concordo com as colocações do orador carioca no tocante ao aumento de nossas responsabilidades quanto à qualidade daquilo que passa a fazer parte de nossas publicações. O espiritismo não tem índex, ou seja, relação de obras proibidas. Não deve ter mesmo. Agora, necessitamos agir com foco na melhoria dessa qualidade, favorecendo o acesso das pessoas ao real pensamento espirita.

No momento da Terra, ofertar o pensamento espirita, com todo o seu poder de consolação e fé raciocinada, é algo que não se deve postergar. Sabemos que o mercado de livros relacionados com a imortalidade está aquecido e, muitas vezes, surgem editoras e autores que não tem o devido cuidado com o conteúdo, visando a venda em detrimento da qualidade real da obra. O problema é que muita gente está acessando o espiritismo através de obras duvidosas, misturadas e com abordagem equivocadas sobre o tema espirita.

Um dos caminhos para auxiliar as pessoas a conhecer uma boa obra começaria pelas nossas livrarias, nas casas espiritas, venderem obras de conteúdo correto. Daí a importância que se deve dar às livrarias, primando por preparar trabalhadores que possam opinar à respeito, lendo algumas dessas novidades. Outro caminho, é, tambem, colocar as obras clássicas do espiritismo à vista, com uma pessoa sugerindo-as. A codificação, os livros de Dennis, Flamarion, Bozzano, Andre Luis, Emmanuel, Herculano Pìres, etc, não podem desaparecer de nossas prateleiras. Isso, com certeza, minimizaria a questão da má qualidade, favorecendo que os leitores atendidos por essas atitudes simples, criem seu poder de análise, sua base de conhecimento, estabelecendo, assim, discernimento e segurança para ler com capacidade de reter o melhor, sem maiores confusões.

Bom seria que as editoras ditas espiritas fossem mais seletivas, mais criteriosas quanto às suas publicações. Sabemos, no entanto, ante o crescimento da mensagem, que isto não vem ocorrendo. Trabalhemos objetivando o melhor para a humanidade, cuidando do que oferecemos em nossas casas em termos de literatura.

2 comentários:

  1. Olá Fred: Excelente abordagem. Quando procuro saber de um determinado tema, sempre procuro por pessoas conhecedoras da Doutrina para saber a procedência do conteúdo, referência do autor, dentre outros. Atento para poder realmente saber o que estou lendo, se a abordagem foi feita por mais de um autor porque tenho medo de fazer leituras não apropriadas com a Doutrina Kardecista e confudir a minha mente com leituras que não favoressem informações precisas.

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo e irmão Fred, passando para te
    dizer que:

    TEU ANIVERSÁRIO É:

    Data especial, o dia em que Deus escolheu para você conhecer este mundo.
    Dia especial por que o mundo teve a oportunidade de ser presenteado com uma pessoa tão brilhante.
    Momento maravilhoso, pois quem teve o privilégio de conhecer o estar perto nunca mais o esquece.
    Hoje não é especial apenas por que é seu aniversário, mas é especial por que a cada ano podemos agradecer a Deus pela oportunidade que ele nos deu de conhecer e conviver com você.
    E mesmo a distância lembrar a pessoa espetacular que é você.
    Que Deus abençoe este dia e possa te presentear com aquilo que seu coração almeja, realizando todos os teus sonhos.

    FELICIDADES!!!!

    Quero que saibas que te amo de muitão!!!!
    PARABÉNS!!!BEIJOS NO CORAÇÃO!!!

    Vamos todos cantar!!!!!


    Hoje vai ser uma festa
    Bolo e guaraná
    Muito doce pra você
    É o seu aniversário
    Vamos festejar
    E os amigos receber

    Mil felicidades e amor no coração
    Que a sua vida seja sempre doce e emoção
    Bate, bate palma que é hora de cantar
    Agora todos juntos vamos lá

    Parabéns
    Parabéns
    Hoje é o seu dia
    Que dia mais feliz

    Parabéns
    Parabéns
    Cante novamente que a gente pede bis

    É big, é big
    É big, é big, é big
    É hora, é hora
    É hora, é hora, é hora
    Rá ti bum

    Hoje vai ser uma festa
    Bolo e guaraná
    Muito doce pra você
    É o seu aniversário
    Vamos festejar
    E os amigos receber

    Mil felicidades e amor no coração
    Que a sua vida seja sempre doce e emoção
    Bate, bate palma que é hora de cantar
    Agora todos juntos vamos lá

    Parabéns
    Parabéns
    Hoje é o seu dia que dia mais feliz

    Parabéns
    Parabéns
    Cante novamente que a gente pede bis




    ResponderExcluir