Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

O PODER DA ESCOLHA

Ruan é uma figura especial. Sofre de uma atrofia que lhe dá a estatura reduzida ( menos de um metro e meio ). Padece de uma enfermidade degenerativa que o faz ter os ossos partidos com extrema facilidade.  Dores atrozes o vitimam com facilidade. O corpo está um tanto retorcido.Tudo parece conspirar contra sua confiança na vida, no entanto, ele se apresenta causando perplexidade em todos os que tem contato com sua personalidade irradiante. Sorrindo sempre, participa da vida social e não perde o bom humor.

Perguntado como consegue ser tão entusiasmado com a própria vida, embora as limitações que apresenta, Ruan simplesmente diz: "Fiz a escolha por viver. Teria duas opções: me entregar ao desespero e a não aceitação, talvez tirando a própria vida, ou resolver viver, procurando me superar a fim de descobrir que tudo me é possível se eu resolver viver. Fiz a segunda opção. Essa foi minha escolha".

A experiencia de Ruan me fez recordar outro gigante do progresso humano, da nossa ciencia atual, o fantástico físico Stefane Hawking. O genio sofre, tambem, de uma enfermidade atrofiadora. Locomove-se em uma cadeira de rodas especial e fala através de um sistema de computação acoplado à sua cadeira. Quando indagado sobre sua posição quanto ao suicídio assistido ( no caso das pessoas que não tem qualquer chance de ficar curado de alguma enfermidade e solicita o direito de por fim a sua vida ) ele se diz contrário pois, segundo ele, há sempre meio de superar, de continuar a viver. Pode, perfeitamente, falar isso. Agigantou-se sobre si mesmo porque fez a escolha pela vida e pela auto superação.

Escolher ficar sofrendo ou optar por aprender e superar. Escolher se sentir vencido ou determinado a vencer; escolher se incapacitar ou buscar se afirmar na descoberta de novos meios, de valores mais poderosos e amplos. A escolha é nossa. A decisão nos pertence. A história está repleta de fatos como estes. A história emite para o ser humano a mensagem permanente do otimismo, da capacidade de vitória. E a mais consistente vitória inicia pela consciencia de que temos o poder da escolha. A estrada que seguiremos será a que escolhermos. Caminhar ou ficar parado, lamentando, é escolha da alma. O que temos escolhido ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário