Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

LABORATÓRIO DO MUNDO INVISÍVEL

Quem está acostumado com os estudos psíquicos e, particularmente, sobre o espiritismo, deve se recordar do laboratório do mundo invisível que é, em verdade, todo o universo maleável à ação da mente. Na realidade das dimensões extra físicas, a mente age sobre os fluidos, moldando-os e permitindo a alma o exercício do seu poder criador. Estudando o livro A Gênese, de Allan Kardec, precisamente no capítulo 14, intitulado "Os Fluidos", encontramos vasto horizonte para  a compreensão das ciencias da alma, esta com seus poderes magníficos, ainda adormecidos na maioria dos habitantes da Terra e, na verdade, desconhecidos destes.

No mesmo livro da codificação, Kardec aborda alguns dos fenômenos prodigalizados por Jesus como a multiplicação dos pães e peixes e sua caminhada sobre as águas. Espírito mais puro que a Terra já recebeu e Senhor do planeta, o Cristo possuía amplo domínio sobre os fluidos e elementos da natureza, demonstrando o superlativo grau que alcançara, fato este que, por nossa vez, tambem efetuaremos, às portas do tempo. Quanto mais o espirito evolui mas se inteira das  potencias que traz em si e do poder de co- criação que detem, conforme verificamos no livro "Evolução em dois mundos|", de Andre Luiz, psicografado por Chico Xavier.

Na obra de Emmanuel, Caminho da Luz,, tambem psicografado pelo médium de Uberaba, o instrutor por todos nós conhecido trata de algumas reflexões extremamente interessantes, entre elas, a questão do momento em que o princípio espiritual passa do reino animal para tornar-se espirito humano. Deixa claro Emmanuel que o fenômeno transcorre no laboratório da realidade espiritual através de fatores transcendentes que escapa ao nosso poder de entendimento no estágio em que nos encontramos.

Analisando a vida de Moisés, o legislador hebreu, conhecido pale historiografia universal como um mago de grandes poderes, verificamos que ele se desenvolveu nas ciencias psíquicas, abrangendo grande habilidade na utilização dos portentosos recursos à disposição da alma, infinito à fora. No mundo dos espiritos, há os que se dedicam a aplicabilidade desses recursos em inúmeras frentes de atividades, desde a construção de residencias e prédios até intervenções magnéticas a benefício da saúde dos seres. Muitos iniciados das civilizações mais remotas do nosso planeta conheciam e exercitavam, com extrema limitação, é claro, a manipulação das forças da alma. Essas mesmas forças, no entanto, podem ser manipuladas por intenções negativas, embora sem a mesma amplitude quando voltadas, as intenções, para o sentido do bem. É o caso dos chamados magos negros, registrados na história antiga e na realidade das regiões sombrias da dimensão espiritual. ( vide Libertação, de André Luiz ).

Enfatizamos que a manipulação dessas forças pela mente destrutiva de companheiros menos felizes é limitada pelo fato de que não alcançariam eles maior magnitude face ao fato de que  o universo é um elemento regido pelos fatores positivos, do bem, fluindo, esta realidade, da mente do Criador através de seus prepostos. A atuação dos que tombaram no desajuste moral não poderia possuir a mesma capacidade, tanto porque lhes é interditado mais amplos conhecimentos dessa energia por parte do comando da vida, quanto suas condições de inferioridade moral não lhes permite a devida sabedoria para o domínio das forças organizadoras do universo.

Leon Denis faz referencia as potencias da alma e ele mesmo, iniciado de outros tempos, de várias outras encarnações, alem de estudioso do mediunismo dentro das hostes espiritistas, exercitou a aplicação desses recursos tanto na sua última encarnação quanto nas anteriores. Pertenceu à doutrinas secretas e trazia em seu psiquismo profundas intuições à respeito dessas potencias a que se refere em sua obra riquíssima: O Problema do Ser, do Destino e da Dor.

E nós, estudantes do espiritismo ou de outras doutrinas espiritualistas, como temos lidado com essa questão ? Temos buscado exercitar esses recursos, capazes de nos proporcionar avanços significativos na trajetória evolutiva, conforme nos entreguemos ao aperfeiçoamento moral, garantia de utilização digna desse laboratório? Temos compreendido a importância da utilização da mediunidade dentro do contexto de elevação e nobreza, atraindo espiritos nobres para nos amparar a prática ? 

A força do bem, o poder do amor, são os elementos fundamentais para que nossa mente dirija essas energias no rumo da plenitude. E a reforma moral do ser é decisiva para que não nos tornemos prisioneiros de forças perturbadoras e sim, administradores de recursos luminosos, sob a tutela dos bons espiritos, com a anuência de Deus e da própria consciência. 

Um comentário:

  1. Olá Fred,

    Com referência a semelhante temática acima abordada, relativamente à potencialidade inerente à "criatura humana", encontramos na obra "Nos domínios da mediunidade", já citada por você mesmo em post anterior, importante material (e manancial) de conhecimento superior.

    Por coincidência, terminei recentemente o estudo da respectiva obra. No capítulo intitulado "Serviço de Passes", encontramos um maravilhoso diálogo, em que o Instrutor Áulus fala a André Luiz nesses termos:

    - É imperioso não esquecer, André, que o potencial magnético é peculiar a todos, com expressões que se graduam ao infinito.

    O colóquio já vinha se desdobrando no aspecto relativamente à pessoas que são bem dotadas de força magnética, no entanto, despreocupadas do elemento moral...

    André Luiz havia conjecturado a hipótese de tais indivíduos igualmente curar enfermidades, quando o Instrutor Áulus arrematou, com sabedoria:

    - Sim, podem curar, mas acidentalmente, quando o enfermo é credor de assistência espiritual imediata, com a intervenção de amigos que o favorecem...

    E a conversa se desdobra, maravilhosamente, ensejando-nos profundas reflexões e absorção de conhecimento...

    Recomendo o estudo desse profícuo livro, bem como de toda a obra trazida à baila por André Luiz, para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.

    Perdoe-me a intromissão, amigo Fred, caso não tenha sido feliz em algum aspecto. Gosto muito de ouvi-lo e de lê seus escritos, e rogo ao nosso Senhor Jesus Cristo que abençoe sua obra.

    ResponderExcluir