Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A VELHICE E ESPIRITUALIDADE

Na magistral obra " O Grande Enigma", o poeta e filósofo Léon Denis, inspirado como sempre, faz uma instigante e lúcida abordagem à respeito da velhice e sua importância para o aflorar da espiritualidade no indivíduo. Cada etapa da vida na carne tem sua importância, seus valores e peculiaridades. A velhice não seria diferente. Enquanto na fase da juventude temos a explosão das energias estimulando e estimulado pelo desenvolvimento dos hormônios e na fase adulta uma certa estabilização destas mesmas forças, na ancianidade, o ser humano lida com um certo teor de introspecção. É como se o espírito, automaticamente começasse a refletir sobre como teria ocorrido sua etapa na carne e se preparando, de alguma maneira, para o retorno à pátria de origem. É uma ante sala das avaliações a que nos submetemos após a desencarnação. E é, tambem, extremamente salutar tal ocorrência. Os anos em que nos entregamos a rever os passos dados na encarnação pode proporcionar ( e é esse um dos seus objetivos principais ) correção de rumos ou fixação de aprendizado decorrente dos anos vividos. Daí a importância de se ter aproveitado bem as etapas anteriores através de ações construtivas e edificantes para que esse momento de maior lentidão das atitudes externas seja reconfortante e não tão dolorosa como muitas vezes ocorre.

Viver bem, com a maior nobreza possível no cultivo dos valores espirituais, favorece uma velhice mais serena e proveitosa. Não que essa etapa seja apenas de avaliaçãopois a cada dia que passa a ciencia dilata as forças dos corpos alquebrados. Os que atingiram a velhice podem ( e cada vez mais estão fazendo isso ) produzir intelectualmenbte e até fisicamente. Alem do mais, o Bem é luz em quaklquer etapa produzindo bem estar, lucidez, revigoramente e alegria de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário