Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 5 de março de 2013

E ELAS SE VESTIRAM DE LUZ

Quase sempre, quando a cristandade comenta a passagem em que as duas irmãs, Marta e Maria, estão em contato com Jesus e a segunda prefere ficar escutando os ensinamentos do Mestre, os comentários se referem a passagem sempre com um certo toque de repreensão pela atitude da primeira, como se Jesus, na ocasião, estivesse mostrando o quanto Marta estava errada naquela situação. Ora, observando melhor o contexto, entendemos que o Mestre não perdia oportunidade de ensinar, efetuar uma lição que ficasse não apenas para os envolvidos diretamente mas, tambem, para a humanidade como um todo. E naquela passagem, o Senhor fez uma colocação que fortalece e enfatiza a questão de que há o ascendente espiritual regendo o universo. A busca primeiro do Reino de Deus à frente de qualquer outra preocupação de ordem material. Na ocasião, penso eu, era o momento, inclusive, de não constranger Maria pelo "tom" com que sua irmã havia lhe chamado a atenção face à necessidade justa de auxílio no tocante ao preparo das iguarias para a alimentação de Jesus e amigos.


Emmanuel em uma mensagem psicografada por Chico Xavier, faz uma interpretação belíssima e cheia de poesia sobre essa passagem. Apresenta um ângulo diferente da questão, mais ou menos com o seguinte teor: ele enfatiza a importância da mulher no concerto da espiritualização, chamando Marta de santa da ação, da atitude, e Maria, santa da contemplação, da meditação. Ambas, em seus fundamentos, importantes na contribuição para a elevação da sociedade humana, complementares nestas características que ressumam da passagem evangélica. Que sensibilidade do grande orientador do Chico! Que perspicácia e delicadeza, evitando a trivial interpretação "pejorativa" de Marta, entendendo ( e subentendendo) que não se pode definir o valor de uma alma por uma certa situação, sobretudo, quando essa mesma situação comporta diferentes ângulos de entendimento da questão.


Pelo que sabemos, ambas as mulheres, muito amigas do Senhor, vestiram-se de luz, principalmente, após a crucificação, dedicando-se, ambas, ao mister da difusão e vivência dos postulados. avançaram no rumo de mais amor e compreensão da vida. Encerro este singelo texto, lembrando que cada personagem do evangelho me parece representar, sim, cada aspecto da personalidade humana. No caso das duas, além dessa situação que aqui enfocamos, em outra, em que Lázaro, seu irmão, está sepulto, quando Jesus chega ao local, embora as duas chorassem, Maria foi a que apresentou maior cota de desespero, inclusive, se não estou equivocado, foi a que cobrou do Mestre a sua ausência, dizendo-lhe que se Ele tivesse vindo antes seu irmão não estaria morto., enquanto Marta teria se mantido mais resignada. Como vemos, todas as nuances do ser humano encontramos em cada personalidade citada no Evangelho, tais como, negligência, exigência, falta de confiança, ambição, ciúme, etc. Ler o evangelho buscando entender esse aspecto do que representa cada personagem no contexto da humanidade, é, creio, poder identificar a si mesmo e, dessa forma, absorver a mensagem concernente  à nossa posição, segundo a Boa Nova.

2 comentários:

  1. Fred muito bonito a vida de Marta e Maria
    diferentes uma da outra + confiante e fiel
    ao nosso Mestre Jesus!!!! Amei!! Muita luz!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente ambas se vestiram de luzes, linda a historia de Marta e Maria Fred!!!!!

    Amei esta passagem!!!!


    Jesus, estava a caminho de Jerusalém. Muitos discípulos com Ele. Ao chegarem na aldeia de Betânia as pessoas se agitam. Correm para vê-Lo. Muitos ali já conheciam o Mestre. Haviam presenciado milagres, testemunhos de curas e transformações que faziam de Jesus um visitante muito aguardado. Mas, era na casa de Lázaro que Ele costumava passar mais vezes. Tinha se tornado, amigo da família. Marta, a mais velha, era a primeira a recebê-Lo.

    Maria, embora ansiosa por Sua chegada, não se adiantava, à porta. Ao ver Jesus, tudo em Maria mudava. Seu rosto se tornava mais alegre. Seus gestos, transmitiam amor e carinho. Maria, anelava por aquela presença. Certa feita, ungiu a Jesus, com unguento precioso. Os longos cabelos de Maria, deslizavam nos pés do Mestre. O perfume, podia ser sentido de longe. Quanta gratidão havia em Maria. Quanta devoção. Quanto amor. Maria, representa, os verdadeiros adoradores. Os que encontram felicidade na presença de Jesus. Os que se entregam sem medida, na certeza de uma nova vida. Maria, prioriza o Reino de Deus. Ele, em primeiro lugar. Jesus, se alegrava com Maria.


    Marta, não desfrutava da presença de Seu anfitrião. com muita disposição, servia água e comida para todos. Jesus, sentado. Os discípulos, a Seus pés. Ali também, Maria. Todos O ouviam. Marta, entrava e saia do recinto. Ocupada e afadigada. Por que deveria fazer tudo sozinha? Será que Jesus não via que enquanto ela trabalhava, Maria nada fazia? " Senhor, dispensa a Maria para que me ajudes, não te importas comigo"? Lc 10:40. Para Marta, ficar aos pés de Jesus, não era tão importante, quanto agradar os visitantes.

    "Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária" Lc 10:41.

    Marta não esperava ouvir isto de Jesus. O erro não seria de Maria, que não a ajudava? Marta tinha o dom de servir.Em João 12, lê-se: "Fizeram-lhe pois, ali uma ceia, e Marta servia"v(2) Trabalhadora e providente, sua casa era bem cuidada. Seus irmãos também. Porém, algo em Marta, precisaria ser mudado. Sua vida. Suas prioridades. Marta, é o exemplo da preocupação com o exterior, enquanto, Maria, representa o interior, o coração.


    Marta, se parece muito, com os fariseus: Esperam alcançar o Reino, através das obras. Acreditam na justificação pelas obras. São obras, sem fé. Sem direção. O que ela fazia era importante? É claro que era. Jesus, não estava dizendo para Marta que ela não deveria servir o próximo. Mas que ela deveria buscar O reino. Isto, era o mais importante. Marta, precisaria conhecer a vontade de Jesus, para sua vida. Como agradá-Lo. Como atrair seus elogios. Como ter uma vida tranquila e produtiva.

    Se estamos ocupados com muitas coisas, no dia a dia. Priorizando o secular. Negligenciando o relacionamento com Deus. Precisamos parar. Retomar a direção. Fadiga, ansiedade e murmuração, nos conduzem à carnalidade. Isso pode acontecer, até mesmo, com os que estão na igreja. Receberam Jesus, em suas casas. Porém, estão envolvidos em tantas atividades que não há tempo para investir em um relacionamento profundo com Jesus. A história de Marta e Maria, nos convida a uma vida equilibrada. Tendo Jesus como O Centro.

    Achei por excelência!!! Fred, abraços!! Muita paz!!!!

    ResponderExcluir