Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

COM TRISTEZA

Foi divulgado ontem mais um relatório sobre educação em 144 países, portanto, mais uma pesquisa realizada por órgãos ou instituições internacionais, confirmando as próprias averiguações oficiais do nosso país. desta vez foi o relatório do Fórum Econômico mundial. E o Brasil, em mais essa, ficou em posição vergonhosa. No tocante ao desempenho da nossa educação em Matemática e Ciências, ficamos no centésimo, trigésimo segundo lugar (132 ), entre 144 países. Ficamos atrás, inclusive, da Etiópia. E bem atrás da maioria dos países da América Latina. Nosso sistema educacional, como um todo, ficou em centésimo, décimo quarto lugar, também atrás de países economicamente mais frágeis que o Brasil. Li com grande tristeza mais esse levantamento ( creio que uns três de natureza internacional, realizados por institutos diferentes e reconhecidos mundialmente ), demonstrando como nossa educação está em frangalhos. Não pode existir futuro melhor para a nação sem que essa situação seja superada. Segundo esse levantamento, inclusive, o Brasil piorou nos últimos anos.

Penso que um grande debate entre as cabeças pensantes da área, a sociedade como um todo, políticos, artistas, etc, representa um caminho para darmos uma guinada, mudando essa situação vexaminosa que compromete a vida de milhões de brasileiros. Crescem inaptos para a vida profissional, engedrando-se por sub empregos ou tornando-se, quando muito, trabalhadores de baixa qualidade. A educação é o maior projeto social que um governo pode oferecer aos seus cidadãos. Emancipa, deixa de manter o cidadão como dependente governamental e lhe abre o futuro. Pela educação pode-se planejar, sonhar, ser dono de seus caminhos. mas, ante o histórico, será que há interesse real de promover um povo educado, capaz de pensar por si mesmo e de cobrar de seus governantes o que lhe é de direito ?

Não sei porque mas, ao escrever essa parte do texto, me lembrei de uma música do Zé Ramalho : ..."Vida de gado, , povo marcado, povo feliz"

Um comentário:

  1. Francamente um Brasil tão lindo infelizmente os
    governantes deixam muito a desejar em tudo e em
    todos os aspectos é vergonhoso isso só nos traz
    tristeza e faz com que a gente reflita para que
    saibamos fazer nossa escolha sem que haja troca
    e nem interesse de nada. Amigo te desejo uma ótima viagem e um ótimo final de semana.
    Que a paz seja o seu objetivo!!!!
    Que o amor seja o seu caminho!!!!
    Que a sabedoria guie seus passos!!!
    Muita luz e paz!!!! Jesus conosco!!!!

    ResponderExcluir